Fechar Menu [x]

O Que Você Pensa Sobre Moda?

Moda e Design | Thais Polimeni 04/08/16 - 05h Thais Polimeni

200-off-fashion-house-of-learning

Ontem fui a um evento sobre Comportamento de Consumo na Moda, realizado na House of Learning. Já fazia um tempo que eu queria conhecer as famosas casinhas de Pinheiros, que são administradas com o conceito da Economia do Compartilhamento: a House of Learning promove cursos, a House of Work é um coworking, House of Food é uma espécie de cozinha compartilhada e a House of Bubbles é uma lavanderia compartilhada (onde também acontecem shows superdescolados). Todas elas, juntas, formam a House of All. Sim. Tudo em perfeita sintonia e frequentado por uma galera que entende que estamos vivendo um momento de transição de comportamento e estilo de vida.

O encontro de ontem, chamado OFF Fashion, seguiu a mesma energia do lugar: em uma sala com aproximadamente 60 pessoas (cálculo meu, nada oficial), as organizadoras, convidadas e o público participaram de um debate hiperprodutivo sobre o as tendências de consumo na moda. Iniciando com dados das pesquisas realizadas pela Box 1824, Luiza Rudge apresentou o perfil atual do consumidor da moda no Brasil. Ela recomendou o documentário Lowsumerism (vídeo no início do post), produzido pela Box (amo os vídeos deles!), que trata sobre a “evolução” do consumismo e a proposta do lowsumerism. Além disso, durante o evento, também foi comentado o conceito do Prosumer, que é a união do produtor com o consumidor: você produz o que você consome.

O debate fluiu com uma naturalidade surpreendente. Cada dado citado abria inúmeras possibilidades de novos temas e conversas, tudo muito bem mediado pela Daniela Ribeiro, sócia da Roupateca. Hoje, aqui na Cult, nós gravamos a TVCult que irá ao ar daqui 2 semanas sobre o tema Graffiti, o que me fez lembrar sobre a conversa de ontem, quando foi muita comentada a valorização da cultura da periferia na moda, o empoderamento das ruas. Não só na moda, esse movimento tem recebido merecido destaque nas artes (como o graffiti) e na música (Karol Conka, Emicida, Criolo…).

Novas relações de trabalho, empatia, autenticidade e movimento maker foram outros temas abordados nessas incríveis 2 horas de evento que deixou todo mundo inspirado para ir em busca de novas informações e conhecimento (até foi sugerida a criação de um grupo no WhatsApp com os participantes! – que, para a alegria de quem tem trauma de WhatsApp, não foi colocada em prática. Ufa!).

Para quem ficou interessado em receber novidades sobre os próximos eventos OFF Fashion, curta a FanPage da Jouer Couture! Parabéns pela organização, meninas!

Tags: , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni