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Elaboração de Projetos Culturais

Multicultural 05/06/10 - 01h Cult Cultura

Ontem 4 de julho, às 17h30, foi realizada, no Itaú Cultural, uma Oficina de Elaboração de Projetos Culturais.
Parte integrante do calendário da Semana Cidades Catraca Livre, em comemoração aos 2 anos do projeto Catraca Livre, de Gilberto Dimenstein, a oficina foi ministrada por Rafael e Diogo, do Instituto Votorantim.
Com exemplos, vídeos, debate e informações técnicas, a oficina apresentou formas e estruturas para a elaboração de projetos culturais com foco na Democratização Cultural, ou seja, projetos que possibilitem o acesso cultural por pessoas de todas as idades e classes sociais.
Alguns dados estatísticos comprovam a necessidade de projetos dessa magnitude, como:
* 91% das cidades brasileiras não têm salas de cinema;
* Apenas 34% dos filmes brasileiros produzidos foram lançados;
* 58% dos paulistanos nunca foram ao teatro;
* 89% dos paulistanos nunca foram a concertos de música erudita.
Transformar ideias em ações concretas é o desejo de todo artista/ produtor cultural. Um projeto cultural bem elaborado aumenta as chances de se conquistar apoiadores, parceiros e patrocinadores.
Em linhas gerais, quem for elaborar um projeto cultural, deverá se atentar aos seguintes pontos:
1) Título
A escolha de um título que sintetize o projeto facilita o entendimento por parte dos possíveis parceiros
2) Descrição
Como é o projeto?
3) Objetivo
O que eu quero com o projeto?
Qual é o objetivo geral?
Quais são os objetivos específicos?
4) Justificativa
Por que apoiar o projeto?
Por que o projeto tem esse formato?
5) Metas
Quais os resultados quantitativos (quantidade de livros, por exemplo) e qualitativos pretendem-se alcançar?
6) Metodologia
Como alcançar essas metas?
7) Equipe
Quem trabalhará no projeto?
*Quanto mais os perfis e habilidades forem complementares, melhor
8) Comunicação
Como fazer com que o projeto fique conhecido?
*Rafael, do Instituto Votorantim, mencionou que hoje em dia, nem sempre as mídias convencionais ( TV, rádio, jornal) são necessárias. Há diversos exemplos bem-sucedidos que utilizam redes sociais para divulgação.
A estratégia de comunicação, segundo Diogo, também do Instituto Votorantim, tem que conversar com o objetivo do projeto.
9) Cronograma
 
10) Orçamento
11) Mensuração de resultados
No blog Acesso, o Instituto Votorantim disponibiliza um Manual de Apoio à Elaboração de Projetos de Democratização Cultural. Clique aqui e acesse!
Em conjunto com o Catraca Livre e com o Governo de São Paulo, por meio do ProAc, o Instituto Votorantim também lançou na Semana Cidades Catraca Livre, o Guia Catraca Livre, com dicas e descrições de pontos culturais da cidade de São Paulo e entrevistas com personalidades do cenário cultural paulistano. Clique aqui e obtenha mais informações sobre o Guia e seu lançamento, uma iniciativa louvável!
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Dúvidas, podem entrar em contato: contato@cultcultura.com.br
Por Thais Polimeni
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