Fechar Menu [x]
Novos Posts

ESPECIAL Roteiros de São Paulo: Cidade Criativa

Leonardo Cássio | Multicultural | Patrimônio | Roteiros de São Paulo 03/05/16 - 07h Leonardo Cassio

85-roteiros-casa-das-rosas

Chegamos ao último e aguardado roteiro sobre São Paulo, com coisas para quem ama a cidade. Ou quer passar a amar.

Publicamos, ao todo, oito roteiros temáticos, que foram concebidos pela São Paulo Turismo, a SPTuris, que apresenta aos turistas curiosidades diversas de uma das maiores cidades do mundo. São eles: Arte Urbana, Arquitetura pelo Centro Histórico, O Café e a História da Cidade, Afro, Independência do Brasil, Futebol, São Paulo Geek e Zona Leste.

Percebemos, na verdade, que estes Roteiros valem em igual importância ou até um pouco mais para quem mora aqui. Isso porque é sabido que São Paulo é uma cidade muito voltada ao trabalho e pouco conhecida pela maior parte da população como um lugar de lazer.

Diariamente, os milhões de transeuntes mantém uma relação de não pertencimento com os espaços públicos de cultura, lazer e entretenimento. E, com os privados, há uma segregação em termos econômicos e sociais. Estes roteiros oferecem alternativas gratuitas ou baratas para a população e indicam coisas pouco conhecidas dos paulistanos, sendo um bom “mapa do tesouro” da cidade.

Antes de falar sobre o Roteiro da Cidade Criativa, gostaríamos de avisar que, além deste e dos outros oito roteiros publicados, há mais dois: Ecorrural e Mirantes. Como eles não são eminentemente culturais, nós não fizemos matérias específicas sobre eles, porém, disponibilizamos em nosso SlideShare para quem tiver interesse.

Cidade Criativa é um roteiro que inclui pontos de outros roteiros, como Catavento Cultural, pertencentes ao Geek e ao Zona Leste, e o Museu do Futebol, que faz parte do Roteiro Futebol. No total, são 28 tópicos bem variados que atendem esse caráter multidisciplinar do termo criativo.

O roteiro inicia-se por um bairro considerado exemplo de economia criativa: Vila Madalena. Boêmia, a região concentra ateliês de moda, pintura, galerias de arte, estudos de gravação, bares e espaços voltados à música, espaços de grafite e eventos culturais ao ar livre. O tráfego intenso de carros é um dos problemas do bairro, só que muitas soluções de mobilidade urbana e outras agendas de políticas públicas partem de coletivos de lá. Cidade Universitária, Praça Benedito Calixto, Baixo Augusta e Rua Avanhandava são outras regiões consideras criativas que compõem o roteiro.

Os museus têm destaque no documento: além dos citados Catavento e Museu do Futebol, temos o da Língua Portuguesa, que passa por reestruturação devido ao incêndio que o dizimou, o Museu de Artes de São Paulo, o glorioso MASP, e um tópico para Grandes Galerias. Apesar da grandiosidade destes aparelhos culturais, me chama a atenção o Museu de Arte Urbana de São Paulo, na Zona Norte de São Paulo. São grafites em pilastras da Linha Azul do Metrô ao longo da Avenida Cruzeiro do Sul. Inusitado e democrático.

Há muitos centros culturais, como a Casa das Rosas, Itaú Cultural, Instituto Cervantes, Complexo Ohtake Cultural e a mal utilizada e divulgada Cinemateca Brasileira.

Os espaços verdes também constam no roteiro. Um dos mais novos da cidade é o Parque da Juventude, ao lado do Museu de Arte Urbana de São Paulo, e que está localizado onde estava a antiga e feiosa cadeia do Carandiru. A Praça Victor Civita, localzinho descolado na Zona Oeste e o magistral Parque do Ibirapuera completam o tema.

Descubra a São Paulo escondida em São Paulo! Acesse todos os roteiros em nosso SlideShare e organize uma divertida empreitada por esta metrópole mundialmente cobiçada. É um bom momento para refletir sobre nós e a cidade. Os problemas são relatados diariamente em noticiários diversos horas e mais horas. A parte boa é “male e male” pincelada e por diversas vezes “esquecida” por motivos políticos. Desconstrua-se!

A sugestão de sempre é utilizar o transporte público e se atentar que os pontos turísticos possuem dias e horários específicos, disponíveis nos roteiros e nos sites dos lugares. Minha última dica é montar seu roteiro comendo e bebendo no Mercado Municipal, aquele lugar paradisíaco, gastronomicamente falando!

Acompanhe nossas outras séries especiais e até a próxima!

Foto: Rafael Neddermeyer, Fotos Públicas

Tags: , , , , ,