Fechar Menu [x]

ESPECIAL Roteiros de São Paulo: Cultura Afrodescendente em São Paulo

Leonardo Cássio | Multicultural | Patrimônio | Roteiros de São Paulo 29/06/15 - 12h Leonardo Cassio

samba-da-vela

É incalculável a contribuição da cultura afro no Brasil, vide matérias como esta e esta. É um dos pilares de sustentação e, paradoxalmente, uma das que mais sofre com descaso e preconceito. Evidente que é notoriamente conhecida, evidente que há uma série de ações que a retrata e enaltece com o devido respeito.

Porém, a necessidade de se sancionar uma lei para garantir que a cultura afro seja obrigatória nas escolas indica que, infelizmente, o reconhecimento não é osmótico como deveria.

Independente de qualquer coisa, a criação de ações de salvaguarda, valorização e fruição da cultura negra é importantíssima e, nesse sentido, a SPTuris e a Prefeitura de São Paulo contribuíram com o Roteiro Afro, que faz parte dos Roteiros Temáticos da cidade de São Paulo.

Concebido em parceria com a Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, o material tem como objetivo “resgatar a história dos afrodescendentes na cidade por meio do incentivo à visitação de atrativos turísticos com referência a esta vasta e admirável cultura”.

O roteiro enaltece figuras afros importantes para a história da cidade, como Padre Antônio Aparecido da Silva, patriarca da pastoral afro-brasileira, e apresenta mais de 20 pontos turístico-culturais referentes à cultura negra ou que apresentem algum elemento do tema.

Casa das Áfricas, Museu Afro Brasil, Igreja Nossa Senhora de Achiropita, redutos de samba como o Samba da Vela e Escola Vai-Vai são alguns do pontos do roteiro. Até o Cemitério da Consolação faz parte (??).

Acesse o SlideShare da Cult Cultura e confira o Roteiro Afro completo. Lembre-se de que os locais possuem dias e horários de funcionamento específicos e dê preferência ao transporte público para realizar as visitas.

Aproveite e veja aqui os outros roteiros publicados.

Tags: , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.