Fechar Menu [x]
Novos Posts

Especial Roteiros de São Paulo: O Café e a História da Cidade

Leonardo Cássio | Multicultural | Patrimônio | Roteiros de São Paulo 01/06/15 - 12h Leonardo Cassio

cafe-roteiros-de-sao-paulo

A terra do pingado tem uma história antiga com o café, também conhecido como “Ouro Negro”. A cultura cafeeira instaurou-se no Brasil no século XVIII, tornando-se a principal commodity da região Sudeste do país em meados do século XIX. No ano de 1872 São Paulo não era uma das cinco principais cidades brasileiras e, graças ao avanço da monocultura cafeeira, a começou nesta época trilhar sua expansão que a transformaria na maior megalópole do hemisfério sul.

Na virada do século XIX o café foi responsável por trazer mais de 4 milhões de imigrantes para o estado de São Paulo, neste que é considerado um dos maiores êxodos acontecidos no país. Junto aos imigrantes, vieram as ferrovias, o intenso processo de urbanização da capital, o crescimento da burguesia cafeeira e até a monopolização do cenário político nacional por São Paulo e Minas Gerais, conhecida como Política do Café com Leite.

Não é preciso se estender mais sobre a importância do café para a cidade de São Paulo. Historicamente o café deixou um legado material e imaterial enorme, sendo responsável por transformações profundas na sociedade paulistana. E para preservar e difundir essa rica história, a Prefeitura e a São Paulo Turismo criaram o roteiro “O Café e a História da Cidade“, que apresenta edificações no centro da cidade que foram construídas no período de ouro do ciclo do café, tendo uma ligação direta com a commodity.

O Palácio da Justiça, feito pelo arquiteto do café Ramos de Azevedo, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Edifício Martinelli, a Estação Júlio Prestes e o Largo do Café são alguns dos pontos do roteiro.

Todos os 12 pontos estão no centro da cidade e basta você desembarcar em alguma estação do metrô e seguir a pé para conhecer as importantes construções do legado do café. Alguns locais são pontos culturais renomados. Portanto, você terá a oportunidade de conhecer a história da cidade, a arquitetura do final do século XIX e começo do século XX e ainda apreciar atrações artísticas diversas, sempre lembrando que, no trajeto destes roteiros, sempre tem lugares incríveis para comer.

Selecione um dia na agenda e desfrute esse interessante roteiro (abaixo). Fique atento aos horários e dias de funcionamento de alguns locais. E não se esqueça de tomar um bom expresso!

Veja aqui os outros Roteiros de São Paulo!

Para fazer o download, clique aqui.

Foto do banner: Avenida Tiradentes no início do século 20.

Tags: , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.