Fechar Menu [x]

ESPECIAL Roteiros de São Paulo: Os Caminhos Singulares da Zona Leste

Leonardo Cássio | Multicultural | Roteiros de São Paulo 25/04/16 - 11h Leonardo Cassio

75-roteiro-zona-leste-projeto-4km

A Zona Leste de São Paulo foi agraciada com um roteiro específico para ela. Maior do que alguns países do mundo, a Zona Leste, com seus cerca de 4 milhões de habitantes, tem uma variedade tão grande quanto desconhecida de espaços de cultura, lazer e entretenimento. Similarmente ao roteiro anterior, o Geek, o roteiro da Zona Leste é multidisciplinar, como uma diversidade de espaços públicos e privados que vão de parques a igrejas.

Alguns dos pontos são repetidos de outros roteiros como o Catavento Cultural, que faz parte do Roteiro Geek, e os estádios do Juventus, Portuguesa e do Corinthians, que constam no Roteiro de Futebol. Todavia, o que não falta são pontos novos para se conhecer. Um dos destaques desse roteiro é o Museu da Imigração, que trata a migração com um olhar atual através de mais 250 mil objetos e documentos, contando com uma ala totalmente virtual.

Uma das áreas ao ar livre que impressiona é o Projeto 4Km – Grafite no Muro, um dos maiores corredores de grafite da América Latina, perdendo justamente para o Corredor 23 de Maio, que faz parte do Roteiro de Artes Urbanas. Destinado aos temas da Copa, o trajeto contempla 4 estações de Linha Vermelha do Metrô, da Patriarca à Estação Corinthians-Itaquera, sendo um dos raros legados do evento à cidade.

Os parques têm grande relevância neste roteiro. É importante ressaltar que eles recebem programações culturais, como pequenas peças, shows musicais, feiras de artesanato e gastronomia, sem contar que muitas possuem esculturas e instalações artísticas. Parque Ecológico do Tietê, Parque do Piqueri e um dos mais visitados da cidade, o Parque do Carmo são alguns dos espaços públicos presentes do documento.

Uma coisa bem específica do Roteiro da Zona Leste são as igrejas, que não são exclusivas desse roteiro, mas que aparecem em número elevado. O Santuário Eucarístico Nossa Senhor da Penha, a Basílica Nossa Senhora da Penha e o Templo de Salomão chamam atenção, deixando claro que aqui referendamos a importância histórica, cultural, arquitetônica e artística, não importando a religião em si.

O Roteiro da Zona Leste conta com 34 pontos turísticos, além de outras indicações de espaços de eventos e compras. Opte pelo transporte público, lembrando que cada lugar possui dias e horários de funcionamento específicos que estão no Roteiro (pode ser que um ou outro altere, então consulte o site ou ligue para o local).

Acesse aqui o SlideShare da Cult Cultura e baixe o Roteiro da Zona Leste e todos os outros publicados. Boa diversão!

Tags: , , ,