Fechar Menu [x]

Gestão E Produção No Busão

Multicultural | Thais Polimeni 09/05/16 - 10h Thais Polimeni

95-lala-deheizelin-sinha-zozima

Durante todo o mês de maio, das 19h às 22h, a Trupe Sinhá Zózima promoverá rodadas de conversas no seu tradicional ponto de encontro: um ônibus estacionado na Plataforma Zero do Terminal Parque Dom Pedro II. A ação faz parte da programação do projeto “Residir é assentar tijolos na memória do tempo”, contemplado pelo Edital Proac 38/2015 e que conta com apoio de cessão de espaço da SPTrans.

Nomes conceituados da economia criativa conversarão com o público sobre temas específicos de cada área de atuação. Uma das conversas será realizada com a futurista Lala Deheinzelin (foto em destaque), excepcionalmente em uma quarta-feira. Já assisti a uma apresentação da Lala e recomendo demais. A gente sai com outra visão de mundo!

Nessa semana, o tema será “Sustentabilidade“, liderado pelo artista-gestor-educador Sérgio de Azevedo. A conversa será pautada em “reflexões sobre a criação e apropriação de condições que possibilitem a existência de uma atividade artístico-cultural“.

Veja abaixo a programação e chegue cedo para garantir seu lugar! Serão disponibilizados 10 lugares no ônibus, por conversa! Ah, também divulgamos em nossa AgendaCult! Dá o Play aí em cima :)

9 e 10 de maio (segunda e terça) | 19h
Sustentabilidade: reflexões sobre a criação e apropriação de condições que possibilitem a existência de uma atividade artístico-cultural_ com Sérgio de Azevedo

Partindo de cada projeto e da identificação de problemas, desafios e possíveis soluções, a proposta deste Encontro é inserir o trabalho do coletivo em um contexto ampliado de gestão e políticas culturais. Almeja também refletir sobre formas e caminhos para obtenção, criação e/ou apropriação de condições para o desenvolvimento do projeto de cada grupo. Por fim, propõe discutir possibilidades para inserir o trabalho do coletivo de forma propositiva no território no qual pretende atuar.

Sérgio de Azevedo | Artista-gestor-educador. Doutorando em Educação pela Unicamp. Mestre em Artes pela ECA-USP. Especialista em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Municipal de São Caetano. Formado em Teatro pela Fundação das Artes. Atuação profissional em Teatro: formação e Direção artística. Experiência em Gestão e Políticas Culturais – planejamento e elaboração de Planos Municipais de Cultura. Professor na Escola de Teatro da Fundação das Artes. Docente na Faculdade de Artes da FAAP-SP.

16 e 17 de maio (segunda e terça) | 19h
Curso Produção do Grupo Galpão_ com Gilma Oliveira Santos
A oficina tem o objetivo de transmitir informações e conhecimentos fundamentais acerca da realização de montagens de espetáculos e turnês do Grupo Galpão. Apresentação das etapas de pré-produção, produção executiva, e pós-produção de montagens de espetáculos do Grupo Galpão, considerando o universo técnico acerca destas etapas, como contratos, liberações, formação de equipes de execução, etc. Apresentação das etapas de pré-produção, produção e pós–produção de turnês do Grupo Galpão. Planejamento, desenvolvimento de orçamentos, planos de trabalho, busca de apoios e parcerias, cronogramas de execução das etapas, checklist, roteiros e logísticas de viagens.

Gilma Oliveira Santos | Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, é Coordenadora de Produção do Grupo Galpão desde 2000. Com vasta experiência em montagem e circulação de espetáculos, participou de diversas feiras e festivais internacionais de artes, como ISPA e MICSUR. Além das atividades ligadas à produção do grupo, onde ingressou em 1996 como produtora executiva, integra atualmente o Conselho Executivo do Galpão. É diretora da Gentil Produções, desenvolvendo trabalhos de produção e gestão nas áreas de eventos, editorial e de música.

18 de maio (excepcionalmente quarta) | 19h
Transição: como fazer da crise oportunidade_ com Lala Deheinzelin
Vamos entender o momento atual e como a solução pode estar nas novas economias: criativa + compartilhada + colaborativa + multimoedas. Esse conjunto de soluções de futuro chama-se Fluxonomia 4D.

Lala Deheinzelin | Palestrante internacional, tendo trabalhado em quatro continentes. É considerada uma das futuristas top no mundo, destacando-se entre três na América Latina e Central. Recentemente foi indicada pela P2P Foundation como uma das 100 Mulheres que estão Co-Criando a Sociedade Colaborativa. Criadora do movimento Crie Futuros, é uma das fundadoras do Núcleo de Estudos do Futuro da PUC, parte do Millenium Project das Nações Unidas. Membro do Conselho do Instituto Nacional de Moda e Design/ Calendário Oficial da Moda Brasileira e Conselheira Consultiva da Virada Sustentável. Coordenadora da primeira pós-graduação (Brasil e América Latina) em Economia Criativa e Colaborativa (ESPM 2014).

23 e 24 de maio (segunda e terça) | 19h
A grande lata rodante: a arte de gestar, parir e cuidar_ com Tatiane Lustoza
O encontro tem como proposta, mergulhar no movimento de pesquisa sobre produção, nos caminhos trilhados pela Trupe Sinhá Zózima. Percurso/missão de descentralização e democratização do acesso às artes a passageiros do transporte público. É no movimento do existir e resistir que movem as ações da Trupe. É neste lugar onde o “não” prevalece, que pesquisamos o “sim” que pode florescer.

Tatiane Lustoza | Atriz, coordenadora geral de produção e educadora formada pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Em 2009, concluiu o curso de Tecnologia de Eventos pela Faculdade de Tecnologia em Hotelaria e Gastronomia (HOTEC). É cofundadora e atriz integrante da Trupe Sinhá Zózima. Em 2006, recebeu dois prêmios de melhor atriz na Fundação das Artes. Coordenou o projeto Arte Expressa e realizou pesquisa sobre a relação entre passageiros de ônibus e as artes cênicas. Integrou a equipe de produção das óperas Rigoletto e Valquíria no Teatro Municipal de São Paulo. Em maio de 2014, representou a Trupe Sinhá Zózima no MICSUL – 1º Mercado de Indústrias Culturais do Sul que ocorreu na Argentina. Em 2015, representou a Trupe Sinhá Zózima durante o Festival Internacional Santiago a Mil e no Platea 15 – Semana de Programadores, ambos realizados na capital chilena, Santiago.

30 e 31 de maio (segunda e terça) | 19h
Elaboração de Projetos Culturais_ com Dani Sampaio
O curso tem como objetivo oferecer noções gerais para a elaboração de projetos culturais nas artes cênicas a partir de conteúdo teórico e prático, envolvendo o debate sobre a relação entre o processo de criação e a sua gestão.

Dani Sampaio | É produtora cultural, pesquisadora de políticas culturais e fundadora-gestora da SIM! Cultura. Bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP e pós-graduanda em Artes da Cena pela mesma universidade, estuda a ação da produção em trajetórias artísticas com caráter investigativo. Assina a direção de produção do ator Eduardo Okamoto desde 2006.

13076633_983584005065324_3817070629233721520_n

Rodadas de Conversa no Busão
De 2 a 31 de maio, segundas e terças, às 19h
10 lugares
Grátis

Ônibus da Trupe Sinhá Zózima
Plataforma zero do Terminal Urbano Parque Dom Pedro II
Av. do Estado s/n
Informações: (11) 9.8053-0652 | contato@sinhazozima.com.br

Tags: , , , , ,