Fechar Menu [x]

Impressoras 3D Já Fazem Prédios?!

Leonardo Cássio | Moda e Design | Multicultural 02/06/16 - 02h Leonardo Cassio

137-predio-dubai-impressora-3d

Acredite: Dubai construiu um prédio funcional, ou seja, utilizável, cujas estruturas foram feitas em uma impressora 3D de 36 metros baseada em Shangai. Entenda por “estrutura” paredes de concreto sólido, feitas sob medida pela impressora 3D.

A edificação pertence à Dubai Future Foundation, tem cerca de 240 metros quadrados e é assinada pela Gensler Arquitetura.

O projeto é um marco da arquitetura moderna. De acordo com os idealizadores do projeto, a economia com mão de obra chega a 80% e a diminuição de resíduos sólidos atinge 60%.

De fato, o uso de impressoras 3D para a construção civil é muito bem-vinda. A possibilidade de ser moldar com precisão o layout, confeccionando-o milimetricamente, aumenta a segurança, diminui o tempo de construção e economiza, como vimos acima, matéria-prima e mão de obra.

Pense na aplicação em construções emergenciais como hospitais, creches e outros prédios públicos essenciais à população. A parte ruim é que, quando falamos em economia de mão de obra, falamos em PESSOAS, quer dizer que temos a tecnologia substituindo trabalho humano, fato que precisa ser tratado com cautela.

Tags: , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS