Fechar Menu [x]

O Festival que te Colore

Juliana Praia | Multicultural | Música 31/07/13 - 10h Juliana Praia

Festival-Holi-patrimoniosdelmundo-17

Multipluralidade (uau, adoro essa palavra, tanto na pronúncia quanto no significado!): é sobre isso que vim falar hoje! É esse o objetivo do texto, e para contextualizar o multi e o plural, nada melhor do que misturar. Misturar cultura, misturar raças, misturar música, meditação e uma comunhão de diversidade.

Celebração é sempre muito bem-vinda. Festejos, comemorações… Por que não celebrar as diferenças, esquecendo-as? É isso que o Festival das Cores propõe a você: experimentar de um jeito diferente e se colorindo.

Mais conhecido como Holi, o Festival (MILENAR) das Cores, celebra a primavera no hemisfério norte, nasceu na Índia e é um popular festival hindu mantido vivo pela mitologia e cultura local.

Em meio a tantos confrontos, diferenças marcadas por guerras, ofensas e preconceitos, o Holi surge para promover a paz entre diferentes culturas e aproximar o próximo!(bom trocadilho!)

O Festival acontece aqui no Brasil, em Sampa pela primeira vez e o local escolhido é o Parque Villa Lobos, no dia 28 de setembro, mês da Primavera.

A proposta é de promover uma experiência única para os participantes, que todos fiquem coloridos, e esse processo que divide a sociedade em preto, branco, gay, cristão será esquecida pelo menos por algumas horas.

E por que se pintar?
holi-1Há uma lenda de Radha e Krishna, que descreve o extremo prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis. Seguindo essa história, a brincadeira de Krishna tornou-se uma tendência no festival.

O evento é gratuito e aberto ao público. Será comercializado apenas o kit com a camiseta oficial e com o lançador de pó do festival para você se colorir e colorir quem quiser.

O mais legal é que a programação é diversificada com quatro shows, sendo um surpresa, e para abrir o festival será feita uma aula coletiva de Yoga a céu aberto.

Para os ambientalistas de plantão, não se preocupem: o pó colorido é biodegradável, sua composição é de origem natural à base de farinha de arroz com corante orgânico e não oferece risco à saúde humana e ao meio ambiente. Legal eles se preocuparem com isso, não é?

Pinte, pinte o rosto, o corpo e #VEMPRARUA ou melhor #VÁAOPARQUE festejar o que há de melhor no ser humano, que é essa tal pluralidade.

Ah! e não se esqueça de pintar e encher o coração de todas as cores possíveis.

Para saber mais, acesse o site oficial do HOLI no Brasil: www.holifestivaldascores.com.br

Tags: , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Juliana Praia

Juliana Praia

Juliana Praia, ruiva, é marketeira por profissão, jornalista por formação e escritora por acaso. É interessada em toda forma de expressão, seja ela cultural, facial ou individual. Adora poesia, por que acredita que as palavras também precisam de enfeite. Não é PhD em nada, mas é especialista em ter consigo uma eterna curiosidade sobre o mundo. Faz voluntariado na Ong Presente de Alegria como palhaço doutora por acreditar no ser humano. Adora escrever sobre tudo que lhe passa pela mente e pelos olhos. Seu ritmo de vida é a música, principalmente a Brasileira, acha a melhor forma de expressão.

RELACIONADOS