Fechar Menu [x]
Novos Posts

Como Eu Me Aproximei da Cultura | O Que é Ser Cult?

Juliana Praia | Multicultural | O Que é Ser Cult? 09/02/16 - 08h Juliana Praia

12-jupraia-2

No primeiro post da série “O Que é Ser Cult?”, falei sobre a minha relação com a cultura. Agora, vou contar como foi que comecei a ver a cultura como algo mais próximo à minha vida.

Comecei a fazer parte de um trabalho voluntário em uma ONG chamada Presente de Alegria, de palhaços-doutores que levam, através da arte do clown, um conforto para pessoas em situações delicadas. Com esse voluntariado, descobri o melhor jeito de se consumir cultura, que é através do outro. O outro que pode te ensinar tanto quanto uma aula de arte.

Aconteceu isso comigo.

Primeiro, comecei a consumir histórias de palhaços, a ir a peças de palhaços, a jogos de improviso, e senti, pela primeira vez, que eu estava consumindo cultura de uma maneira leve, aprendendo quem foram os melhores palhaços do mundo, a história de alguns deles… Você começa a unir o útil ao agradável e, quando você menos percebe, a cultura faz parte de você.

Quando me senti pronta para ser uma palhaça – não apenas por estudo, mas com o coração, pois essa parte é a mais difícil, já que você não tem nenhum manual de “como preparar o coração”-, descobri mais ainda sobre o sentido de consumir cultura com o outro.

21-o-que-e-ser-cult-juliana-praiaConheci mães angustiadas com seus filhos doentes me contando sobre uma história que aconteceu na sua terra natal pelo simples fato daquela história trazer boas lembranças, ou mesmo um senhor que lembra a passagem de seu livro favorito, ou a criança que se encanta com o colorido de uma pintura na parede de um artista famoso.

Descobri que a cultura está inserida no nosso dia a dia, quando achamos que não estamos aprendendo e, sim, estamos! Percebi que o nosso problema não é a falta de cultura: é a falta de enxergar a cultura que consumimos e compartilhamos diariamente com o outro. Com esse ponto de vista, ainda estaremos sendo generosos, dando a oportunidade do outro aprender, também.

Quando eu e minha namorada, uma de humanas e outra de exatas, uma jornalista e outra engenheira, trocamos informações sobre como escrever melhor e sobre como fazer uma instalação de uma válvula redutora de pressão, é uma troca, é agregar ao outro, e por que não, colocar um pouco de cultura nisso tudo?

Tomei licença, nesse texto, para falar como eu acredito na cultura, pois vejo muitas pessoas se sentindo como eu me sentia tempos atrás, achando que a cultura é algo caro e inalcançável, quando simplesmente a cultura é troca, experiência, história. Cultura é piada, é desenho, é entretenimento, é canto, é conto, é sonho. Só depende do modo de absorção da experiência.

Hoje sou muito mais tranquila em escrever e consumir cultura de uma forma simples, que chegue a todos, que me entendam, pois foi assim que eu aprendi com vários mestres na vida.

Uma boa definição de cultura, para mim, é:

Conjunto dos conhecimentos adquiridos que contribuem para a formação do indivíduo enquanto ser social” (extraído do app de dicionário da Porto Editora).

Fácil e simples, assim como foi aprender que 1 + 1 são 2, e hoje isso faz todo sentido para você.

E você como consome esse prato cheio de cultura? De colher ou se lambuza?

Tags: , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Juliana Praia

Juliana Praia

Juliana Praia, ruiva, é marketeira por profissão, jornalista por formação e escritora por acaso. É interessada em toda forma de expressão, seja ela cultural, facial ou individual. Adora poesia, por que acredita que as palavras também precisam de enfeite. Não é PhD em nada, mas é especialista em ter consigo uma eterna curiosidade sobre o mundo. Faz voluntariado na Ong Presente de Alegria como palhaço doutora por acreditar no ser humano. Adora escrever sobre tudo que lhe passa pela mente e pelos olhos. Seu ritmo de vida é a música, principalmente a Brasileira, acha a melhor forma de expressão.

RELACIONADOS

13-o-que-e-ser-cult
O Que é Ser Cult?
  • 02/02/16 - 02h
Capturar
A cura animal
  • 23/10/13 - 04h