Fechar Menu [x]

O Que São Patrimônios Mundiais?

LUGARCULT | Multicultural | Thais Polimeni | TVCULT 12/06/17 - 10h Thais Polimeni

117-patrimonios-mundiais

Os patrimônios mundiais são divididos em duas categorias: Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial. Neste vídeo da TVCult, abordamos os Patrimônios Materiais que, por sua vez, são dividos em 3 categorias:

Patrimônio Cultural: composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico;
Patrimônio Natural: formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético excepcional e universal;
Patrimônio Misto: união dos dois tipos de patrimônios acima, num mesmo local.

Quem analisa os locais candidatos à patrimônio Mundial da Humanidade é a UNESCO (Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e a Cultura) – e me pergunto por quê não é ela que rege o mundo. Campanha “UNESCO, Dona do Mundo!”. Alguns patrimônios mundiais chancelados pela UNESCO estão em perigo devido a guerras ou catástrofes naturais. Seis deles estão na Síria.

O Brasil possui 20 Patrimônios Mundiais, sendo 13 culturais e 7 naturais. A lista completa você encontra neste link, no site da UNESCO (e também no vídeo da TVCult!).

Incluímos, em nosso Slideshare, o manual de candidatura para um local ser avaliado a ser patrimônio mundial da humanidade. Clique aqui para ver!

Dê o Play no vídeo acima e descubra mais curiosidades sobre os Patrimônios Materiais Mundiais da UNESCO!

Foto do banner: Serra da Capivara, PI

Tags: , , , , , ,