Fechar Menu [x]

#Playmonday: Transformando Instantes

Juliana Praia | Multicultural 15/10/15 - 04h Juliana Praia

PlayMonday-2

A segunda-feira é o pior dia da semana para toda existência humana, ou quase toda. Segunda feira é o dia chato, o dia mais longe do final de semana. Pensando (não somente) nisso, surgiu uma ideia brilhante, pensada por alguém genial, com um resultado incrível, e a melhor parte: Você pode participar!!!

O que é, o que é?
Um monte de gente brincando umas com as outras no mesmo dia no mundo inteiro?

 Acertou!

 #Playmonday é uma brincadeira coletiva que acontece em qualquer parte do mundo.

Mais do que uma ação cultural o #Playmonday é uma ação social, pessoal e coletiva. É uma mistura de coisas que só faz bem!

Claúdio Thebas é palhaço há 20 anos e o Embaixador Brincante dessa brincadeira, em que criou uma Câmara dos Brincantes, onde todos podem ser embaixadores e fazer parte disso.

Uma de suas inspirações foi o escritor Eduardo Galeano, que diz que fomos criados em um mundo onde o outro é uma ameaça e justamente propõe olharmos o outro como uma oportunidade.

“Neste mundo ao avesso achamos que o outro vai nos assaltar, ocupar nossa vaga no estacionamento, tomar nosso emprego, está sempre tramando alguma coisa contra nós…

 Mas no mundo que queremos ajudar a reconstruir, o outro não é uma ameaça, é uma promessa. Promessa de acolhimento, de aprendizado, de parceria, de amizade, de diversão.

Brincar faz isso tudo acontecer num único instante.”

A pretensão dessa ideia é tão simples quanto transformadora: Brincar, gravar e publicar!!!

Uma segunda-feira por mês, você, que deseja se engajar nessa ideia, brinca, grava, publica… E está feito! Acredita como isso pode ser transformador? Não é bom saber que existem pessoas, em diferentes partes do mundo – isso mesmo: MUNDO!- unidas no mesmo propósito? O #Playmonday acontece em mais 6 países simultaneamente e cresce cada vez mais.

Brincar é o lema desse dia, vale tudo: par ou ímpar, amarelinha, pula corda, bolinha de gude, o importante é você se conectar ao outro, ter um momento agradável  juntos, rir, divertir-se sem pretensão. Porque brincar abre uma fresta na rotina, onde as pessoas podem se conectar com elas mesmas, resgatar a lembrança da sua brincadeira favorita, do seu melhor amigo, da escola…

E o que diferencia o #Playmonday da caridade, é que você não tem que fazer algo por alguém, você tem que fazer algo COM alguém!

Como diz o Olímpio, palhaço do Cláudio Thebas – e carrego isso como algo pessoal, como se eu mesma tivesse dito isso em algum momento-, “Eu sozinha não posso acabar com a miséria, não consigo acabar com as guerras, não consigo acabar com a indústria de armas, mas eu consigo transformar um instante, porque um instante está em minhas mãos”

Já pensou o impacto que seria no mundo, quando cada pessoa resolver transformar um instante com alguém?

A data já está marcada: na próxima Monday, você pode ser surpreendido e Playar!!! Ou surpreender alguém! Brinque e transforme o instante de qualquer pessoa!


Veja também o TEDx com Claúdio Thebas, embaixador do #PlayMonday!

Tags: , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Juliana Praia

Juliana Praia

Juliana Praia, ruiva, é marketeira por profissão, jornalista por formação e escritora por acaso. É interessada em toda forma de expressão, seja ela cultural, facial ou individual. Adora poesia, por que acredita que as palavras também precisam de enfeite. Não é PhD em nada, mas é especialista em ter consigo uma eterna curiosidade sobre o mundo. Faz voluntariado na Ong Presente de Alegria como palhaço doutora por acreditar no ser humano. Adora escrever sobre tudo que lhe passa pela mente e pelos olhos. Seu ritmo de vida é a música, principalmente a Brasileira, acha a melhor forma de expressão.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.