Fechar Menu [x]

Público Cult

Multicultural 10/05/11 - 09h Cult Cultura

Ontem postei um texto sobre o musical “Mamma Mia!”, em cartaz no Teatro Abril. Talvez alguns tenham pensado: “Poxa, esse musical não precisa de divulgação! Sai na mídia direto… Temos que divulgar o que não está na TV, nem nos jornais”… Concordo em parte.

Sei que muita gente não curte megaproduções, acha que são fruto do capitalismo desenfreado e que acabam valorizando mais a cultura de fora do que a nacional. Eu, sinceramente, não sou contra essas grandes produções. Tenho minhas questões referentes ao altíssimo valor do ingresso, mas não discuto a qualidade dos profissionais envolvidos. Além disso, ser público do circuito comercial não anula a oportunidade de ser público do circuito dito “alternativo”.

Acho que temos que conhecer todas as manifestações artísticas possíveis, sem preconceitos, com a mente aberta! Quem nunca foi a um stand-up, por exemplo, só porque é “modinha”, pode estar perdendo uma noite de muitas risadas e reflexões. Por outro lado, quem só vai a cinema em shopping center, só assiste a peças com globais e a shows internacionais, deveria pegar um dia pra sair do lugar-comum. Por que não assistir a uma peça de alguém que você nunca ouviu falar? Ou então ao contrário: que tal assistir à peça ou ao show daquele amigo que sempre te chama pra vê-lo no palco e você nunca foi? No mínimo, você fará um artista feliz!

Tenho muito orgulho em ver tantos brasileiros trabalhando com eficiência na área cultural. Vejo profissionais talentosíssimos nos palcos, nas telas do cinema, nas mesas de luz, de som, na produção, na direção… Por que não prestigiar cada um deles quando temos oportunidade? A cultura é um mercado que não aceita preconceitos, mas sim generosidade e solidariedade. É onde, apesar de todos os sentimentos serem potencializados, a pieguice passa longe. É tudo verdade.

Por Thais Polimeni

Tags: , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Cult Cultura

Cult Cultura

Plataforma digital de cultura e economia criativa.

RELACIONADOS