Fechar Menu [x]

Terceiro Sinal

Multicultural 13/02/09 - 10h Cult Cultura

O Governo do Estado do Rio de Janeiro encaminhou para a Assembleia Legislativa do estado um projeto de lei que prevê a criação de uma Organização Social sem fins lucrativos para gerenciar os projetos culturais atualmente sob responsabilidade da Secretaria da Cultura.

A ideia é que essa OS modernize o setor da cultura e seja mais eficiente na coordenação de suas atividades.

Muitos artistas são contra, pois acreditam que essa atitude, futuramente, transforme-se em uma privatização, omitindo a responsabilidade do governo do estado sobre a cultura.

De acordo com que eu já ouvi dos profissionais da área, muitos colaboradores que atuam nas Secretarias da Cultura ou até mesmo no Ministério, não têm conhecimento sobre gestão cultural, políticas culturais ou produção, o que acaba acarretando em uma má avaliação dos projetos e atrasos na aprovação e execução. A OS, então, poderia contribuir para a profissionalização do o setor.

Por outro lado, acredito que a alternativa mais indicada seria promover cursos relacionados à cultura para os profissionais que já passaram no concurso público e trabalham na área. Assim, eliminaríamos a falta de conhecimento e agilizaríamos os processos.

A secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, afirma que essa iniciativa foi tomada de acordo, também, com a coleta de comentários da classe artística. Portanto, foi o resultado de pesquisa e debates.

O projeto ainda está em votação. Não há nada definido. Mas é bom saber que a Cultura tem sido assunto para grandes discussões, pelo menos.

Por Thais Polimeni

Fonte: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2009/02/12/governo-quer-terceirizar-gestao-da-cultura-754393002.asp

Tags: ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Cult Cultura

Cult Cultura

Plataforma digital de cultura e economia criativa.

RELACIONADOS