Fechar Menu [x]

49 Anos De Dave Grohl

Música 16/01/18 - 03h Cult Cultura

4-DAVE-GROHL

Nascido em 14 de janeiro de 1969, David Eric Grohl, conhecido como Dave Grohl, dispensa apresentações. Com quase 50 gravações creditadas a seu nome, desde álbuns de seus projetos até participações em LPs como colaborador, vou listar aqui 5 dos meus preferidos no catálogo do cara.

Scream – No More Censorship (1988)
Dave-Grohl-ScreamO Scream, clássica banda punk do cenário de Washington, já tinha 5 anos de banda quando o então baterista da Dain Bramage, chamado Dave Grohl, se juntou ao time. Sua única colaboração de estúdio também é um dos meus álbuns preferidos dessa banda e, se você gosta de música rápida e agressiva, recomendo fortemente que confira esse e os outros lançamentos do Scream.

Nirvana – In Utero (1993)
Dave-Grohl-NirvanaEm 1993, o Nirvana já havia mudado a história do rock mainstream e, com todos os problemas de seu vocalista Kurt Cobain, o futuro era incerto para a banda. In Utero foi lançado numa época turbulenta da curta (porém, obviamente, muito marcante) carreira do, até então, trio de Seattle e, na minha opinião, é o álbum mais audacioso e interessante dos caras. Com produção do genial Steve Albini, In Utero é um álbum mais difícil que o seu antecessor, mas muito mais confessional e urgente, também.

Foo Fighters – Foo Fighters (1995)
Dave-Grohl-Foo-FightersCom o trágico fim do Nirvana, Dave se viu num cenário em que ele era conhecido como o ex-baterista da banda que mudou a música. Mas isso não era o suficiente. Juntando composições de seus tempos no Nirvana, Dave gravou, fez os arranjos e também produziu o álbum de estreia de seu novo projeto que levava o mesmo nome que havia escolhido para a banda, Foo Fighters. O resto é história e alguns anos depois, o FF já era considerado uma das maiores bandas do mundo.

Probot – Probot (2004)
Dave-Grohl-ProbotJá com credenciais conquistadas no mundo da música, o grande fã de heavy metal Dave Grohl acabou conseguindo realizar um de seus sonhos em 2004: gravar um álbum de metal com alguns de seus heróis. Com participações do calibre de Lemmy Kilmister, do Motörhead; Max Cavalera, do Sepultura e Soulfly; King Diamond, do Mercyful Fate, entre outros, o álbum agradou os críticos e fãs do gênero.

Them Crooked Vultures – Them Crooked Vultures (2009)
Dave-Grohl-The Croocked-VulturesO supergrupo Them Crooked Vultures, formado por Grohl, Josh Homme (Queens of the Stone Age) e John Paul Jones (Led Zepellin) lançou seu primeiro e último trabalho em 2009. O álbum homônimo conta com 13 faixas que exalam influências das bandas de seus membros e teve sua estreia no décimo segundo lugar da Billboard 200, com 70 mil unidades vendidas apenas nos EUA.

Menção honrosa: Queens of the Stone Age – Songs for the Deaf (2002)
Queens_of_the_Stone_AgeNão se trata de uma banda ou projeto de Grohl, mas não poderia faltar na lista o já clássico álbum dos californianos do Queens of the Stone Age. Foi o começo da longa e duradoura parceria entre Dave e Josh Homme (parceria que iria se repetir tanto no Them Crooked Vultures quanto no penúltimo disco do QOTSA, …Off Clockwork e também no projeto Sound City, que Grohl lançaria em 2013) e rendeu um dos discos mais legais, não só de rock, mas de música em geral, do século 21. Audição importante!

Aproveite e ouça a playlist que criei com os melhores sons de Dave Grohl:

Euclides

Clids Ursulino. 30 anos. Música, cinema, futebol e política. E o que mais aparecer entre um café e outro.

Tags: , , , , , , , ,