Fechar Menu [x]
Se Mistura na Foto

#LugarCult: Um Lugar Onde As Pessoas Falam Como Passarinhos

Leonardo Cássio | LUGARCULT | Música 23/02/17 - 10h Leonardo Cassio

40-feloche-silbo-ilha-de-la-gomera

Ouvindo no carro, meses atrás, uma música curiosa, cheias de assobios, em francês, resolvi acionar o Shazam, um app que identifica músicas: “Silbo”, o nome da canção, e “Féloche“, do músico. Nunca tinha ouvido falar sobre.

Fazendo uma pesquisa rápida, descobri que Silbo é a faixa de abertura do álbum homônimo, de 2013, o segundo do artista, com 14 faixas. O primeiro trabalho do músico é de 2010 e chama-se “La Vie Cajun”. O fato curioso, no entanto, é a história por detrás da faixa Silbo.

A canção começa com a seguinte frase: “Existe um lugar onde os homens falam como pássaros” (“Il existe un endroit où les hommes parlent comme les oiseaux“). Féloche refere-se à Ilha de La Gomera, pertencente ao arquipélago da Canárias, região autônoma espanhola, que fica no norte do Marrocos, na África. Silbo é justamente o nome dado a uma espécie de linguagem dos moradores de La Gomera, os guanches, que inventaram esse modo de falar assobiando para se comunicar através das montanhas, paisagem predominante por lá.

Féloche tomou contato com a cultura de La Gomera através de seu padrasto Bonifácio Herrera, que tem família na região. Ainda novo, com 11 anos de idade, foi conhecer o local e acabou encantado com aquela cultura peculiar. Ele compôs a canção que estourou mundialmente e é reconhecida como uma homenagem aos habitantes da ilha e ao seu padrasto, que propiciou esse intercâmbio inesquecível.

O clipe da música se passa em La Gomera. O músico toca seu bandolim em paisagens lindíssimas, com interações de animações simples e presença dos moradores de lá. A música tem assobios o tempo todo e o clipe mostra pequenas recordações de Féloche, além de pequenas mostras da rica e lindíssima cultura da ilha. Uma última curiosidade: fica em La Gomera o Parque Nacional de Garajonay, declarado patrimônio da humanidade pela Unesco em 1986. Ótimo destino para os apaixonados por viagens hypes!

Tags: , , , , ,