Fechar Menu [x]
Novos Posts

Pearl Jam e Cirque du Soleil Cancelam Shows na Carolina do Norte

Leonardo Cássio | Música 20/04/16 - 03h Leonardo Cassio

69-pearl-jam-alexandre-macieira

O Estado da Carolina do Norte aprovou em março um polêmico projeto de Lei (conhecida pela sigla HB2) de restrição de uso de banheiros pela comunidade LGBT. A premissa é de que os transgêneros devam utilizar banheiros de acordo com seu sexo de nascimento. Aí a coisa fedeu. Virou um turbilhão de reclamações, declarações contra a Lei por parte de representantes dos grupos LGBTs e acessos de fúria na mídia no estilo petralha/ golpista.

É um tema complicado, que exige amadurecimento político (no Brasil, um assunto deste tipo é praticamente intratável, infelizmente) e intensa participação social. A repercussão foi tão rápida e intensa que o governador do Estado, Pat McCroy, que é republicano, teve de minimizar a lei, tornando obrigatória essa questão dos banheiros apenas em aparelhos públicos, deixando livre a escolha para espaços privados, que no texto original deveriam aderir à Lei HB2.

A classe artística não deixou barato. Notórios artistas que lutam por causas diversas cancelaram shows e publicaram notas de repúdio à Lei HB2. Bruce Springsteen, Bryan Adams, o ex-Beatle Ringo Starr, a banda Pearl Jam e até o Cirque du Soleil são alguns dos artistas que entenderam que essa lei é um retrocesso às conquistas das minorias, tão marginalizadas e hostilizadas historicamente nos Estados Unidos.

E não para por aí, não. Cyndi Lauper e Mumfor and Sons, além do próprio PJ, levantarão fundos para derrubar a Lei. É, pessoal, não passa mais fácil assim. A sensibilização da classe artística para essa agenda temática indica que temas controversos aos grupos minoritários estão no radar coletivo e que tópicos como preconceito, racismo, homofobia e xenofobia, louvados pelo candidato à presidência Donald Trump, podem até ter seguidores, mas há muitas vozes dissonantes que arrastam milhões de pessoas no mundo todo.

Foto: Alexandre Macieira/ Riotur

Tags: , , , ,