Fechar Menu [x]

Putumayo

Música 10/12/13 - 10h Thais Polimeni

putumayobanner

No final de uma semana completamente estressante, saí pra tomar um café com uma amiga e desabafarmos mutuamente. Ficamos até altas horas conversando no aconchegante e tranquilo Fran’s Café da Praça Benedito Calixto, com temas que iam de planilhas de Excel a música africana. Como não é exatamente de Excel que a gente costuma falar aqui no blog, obviamente, o post é musical.

Hoje (11h, no estádio Soccer City, em Joanesburgo) começa a semana de homenagem a Nelson Mandela, que faleceu no último dia 5 de dezembro, considerado o mais importante líder africano, ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Não poderíamos deixar de prestar nossa homenagem a ele, que acreditou na África unida, lutou pela liberdade.

Pode parecer ideológico demais, mas, sim, eu acredito que a cultura é uma forte aliada para a libertação de um povo. A cultura é hegemônica. Quando um país tenta destruir outro, a primeira coisa a ser eliminada é a identidade cultural. Sem ela, o povo fica sem história e, consequentemente, sem presente e futuro. Todos nós temos livre acesso à música norte-americana. De Sinatra a Lady Gaga, se não conhecemos, ao menos já ouvimos falar desses nomes. Mas alguém já ouviu falar de música africana? Poucos, creio eu.

Até ter contato com o Putumayo – indicado pela minha amiga Luciana Ribeiro, entre um café e outro -, eu só conhecia as músicas do Rei Leão. Putumayo é um projeto musical que reúne músicas de variadas culturas. Não pense que, nas músicas do Brasil, só terá samba, tampouco “Tarantella” nas músicas italianas. Putumayo promove a união do tradicional com o contemporâneo.

Há quatro álbuns dedicados a música africana: “Batidas Africanas”, “Blues Africano”, “África Acústica” e “Mulheres daa África”. Cada CD pode ser adquirido neste link. Vale lembrar que as capas de todos os discos são assinadas pela artista britânica Nicola Heindl. Também é possível ouvir o CD no Youtube, como no link abaixo. É uma descoberta prazerosíssima!

Além de uma homenagem à cultura africana, esse post também é uma dica para quem curte dar presentes de Natal que fogem do lugar-comum. No site do Putumayo, há todos os discos disponíveis para compra: www.putumayo.com

Tags: , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS