Fechar Menu [x]

Um Réquiem para Antônio

Artes e Espetáculos | Música 22/01/14 - 10h Thais Polimeni

umrequiemparaantoniobanner

Ao sair da coletiva de imprensa do espetáculo “Um Réquiem para Antônio”, conferi as novas mensagens que estavam pendentes no WhatsApp. Uma delas era uma corrente breguíssima enviada por uma amiga, que foi carinhosamente zoada por todos do grupo. Retrucando a zoeira, ela enviou uma foto da Sala “2001, uma Odisseia no Espaço”, da exposição do Stanley Kubrick, prometendo (só que não) que só enviaria mensagens papo-cabeça daí pra frente.

Aproveitei a deixa e apliquei o que eu tinha acabado de descobrir na coletiva: o conceito da “Anempatia”, muito utilizado no cinema, especialmente por Stanley Kubrick, em que a música não comenta quadro a quadro a narrativa, causando um estranhamento. Abafei!

Acho o máximo quando as linguagens artísticas se fundem, como nesse caso em que um espetáculo teatral se utiliza de um recurso originalmente cinematográfico. A direção é de Gabriel Villela, cujo estilo se adéqua perfeitamente ao teatro de arena escolhido, e enfatiza: “Eu não existo sem circo, sem picadeiro, sem teatro de rua”. A cultura popular brasileira também está presente em cena. Shicó do Mamulengo, do Rio Grande do Norte, integra a equipe técnica na confecção dos adereços, especialmente do mamulengo manuseado por Claudio Fontana.

“Um Réquiem para Antônio” foi escrito por Dib Carneiro Neto e aborda a rivalidade supostamente existente entre Mozart e Salieri. No palco, além de Elias Andreato e Claudio Fontana, que interpretam Salieri e Mozart, respectivamente, também estão presentes as cantoras Nábia Vilela e Mariana Elisabetsky, e o pianista Fernando Esteves.

Circo, mamulengo, técnicas de cinema: “Um Réquiem para Antônio” agrega todas as artes em uma história instigante sobre a música clássica.

Ficha técnica
Texto: Dib Carneiro Neto
Direção: Gabriel Villela
Elenco: Elias Andreato, Claudio Fontana, Nábia Vilela e Mariana Elizabetsky
Figurino: Gabriel Villela e José Rosa
Cenário: Márcio Vinícius
Adereços: Shicó do Mamulengo
Iluminação: Wagner Freire
Preparação vocal: Babaya
Espacialização vocal e antropologia da voz: Francesca Della Mônica
Direção musical e arranjos: Miguel Briamonte
Pianista: Fernando Esteves
Assistência de direção: Ivan Andrade e Daniel Mazzarolo
Produção executiva: Clíssia Morais e Francisco Marques
Direção de produção: Claudio Fontana.

Um Réquiem para Antônio
De 17 de janeiro a 30 de março de 2014
Sextas e Sábados, 22h. Domingos, 19h
R$40,00 (sextas), R$ 50,00 (sábados e domingos).
Duração: 70min
Classificação 14 anos

Teatro Tucarena
Rua Bartira, esquina com a rua Monte Alegre, 1024
Tel: 11 3670-8454

Aqui, uma parte da conversa do Zap-Zap
anempatia_zapzap            anempatia_zapzap2

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS