Fechar Menu [x]

Você Deveria Conhecer #1

CultIndica | Música 22/06/17 - 10h Cult Cultura

125-carne-doce

Falar e escrever sobre música é uma das coisas mais legais do mundo, sem dúvidas! Sempre tem alguma banda nova aparecendo que eu penso: “Taí! As pessoas deveriam conhecer isso”, então a ideia surgiu. Por que não apresentar, semanalmente, 5 bandas ou artistas novos (ou não tão novos assim) para o público que sempre está atrás de novidades? Serão bandas e artistas nacionais (mas nunca se sabe, sempre existe a possibilidade daquela banda obscura gringa aparecer). Essas são as 5 primeiras que abrem essa série:

Gorduratrans

Foto: Lucas Santos
Foto: Lucas Santos

Cidade: Mesquita (RJ)
Link: https://gorduratrans.bandcamp.com/
Sobre: o duo carioca lançou seu debut em 2015 e esse ano soltou seu novo som, “7 segundos”. Noise rock e shoegaze para fãs de My Bloody Valentine e Ludovic. Reza a lenda que teremos o segundo álbum ainda no primeiro semestre de 2017 e, se você ouvir e sacar qual é a da banda, vai ficar tão ansioso quanto eu para o sucessor do “Repertório Infindável de Dolorosas Piadas”.

E a Terra Nunca Me Pareceu Tão Distante

Foto: Cae Oliveira
Foto: Cae Oliveira

Cidade: São Paulo (SP)
Link: https://eaterranuncamepareceutaodistante.bandcamp.com/
Sobre: a primeira vez que eu tive a sorte de assistir ao EATNMPTD foi quando eles abriram para os americanos do Deafheaven na Clash Club em 2016. Já conhecia o trabalho, mas talvez por preguiça aliada à falta de tempo que assola a minha geração, perdi algumas chances. Que erro! Post rock maravilhoso pra toda hora, pra todo lugar. O último lançamento da banda saiu em um 7” com arte tão bonita quanto as duas músicas que vêm na bolachinha. Não vacila e ouve!

Alaska

Foto: Felipe Indini
Foto: Felipe Indini

Cidade: São Paulo (SP)
Link: https://soundcloud.com/bandaalaska
Sobre: essa banda paulistana foi uma grata surpresa para mim em 2017, ainda mais por ser uma banda que lançou seu primeiro álbum em 2015 e havia passado batido por mim. Ótimas letras e arranjos que combinam bem com o nome do grupo, o disco “A Onda” conta com 13 faixas, em que cada uma cria o ambiente perfeito para a que vem a seguir. A banda acaba de começar uma campanha para que seus fãs enviem pensamentos anonimamente para que o segundo álbum seja uma construção em conjunto de banda + público. Animal!

Carne Doce

Foto: Rodrigo Gianese
Foto: Rodrigo Gianese

Cidade: Goiânia (GO)
Link: https://carnedoce.bandcamp.com/
Sobre: o que é Carne Doce? A banda fez essa pergunta em uma rede social e isso me fez questionar o que eu já havia escutado e não sabia direito o que tinha sentido. Carne Doce é rock? Carne Doce é mpb? Carne Doce é isso tudo e muito mais! O segundo lançamento da banda, “Princesa”, de 2016, foi eleito por diversos veículos como um dos melhores álbuns do ano e não é pra menos. A banda se apresenta aqui na cidade de São Paulo dia 24 de junho, no SESC Belenzinho e eu, se fosse você, não perderia esse show!

El Toro Fuerte

Foto: Leonardo P Flores
Foto: Leonardo P Flores

Cidade: Belo Horizonte (MG)
Link: https://eltorofuerte.bandcamp.com/releases
Sobre: a cena musical de Minas Gerais anda em ebulição e o rock triste da El Toro Fuerte, na minha opinião, é um dos maiores destaques do estado. O trio mineiro lançou seu primeiro álbum em 2016, intitulado “Um Tempo Lindo Pra Estar Vivo” e poucas coisas soam tão bonitas e tão pessoais como o disco dos caras nos últimos anos, não só em Minas mas no Sudeste inteiro. O som dos caras é mais ou menos como se o math rock tivesse um filho emo com o post rock e esse filho se aventurasse nos vários pedais que vai ganhando desses pais. Recomendado demais!

EuclidesClids Ursulino. 29 anos. Música, cinema, futebol e política. E o que mais aparecer entre um café e outro.

Tags: , , , , , , ,