Fechar Menu [x]

Você Deveria Conhecer #10

CultIndica | Música 14/09/17 - 01h Cult Cultura

173-vcd-clids-ursulino-10

E chegamos ao décimo post do especial “Você Deveria Conhecer”, com dicas de bandas brasileiras que têm tudo pra despontar no cenário nacional e até mundial!

Veja e ouça abaixo as cinco bandas escolhidas pra colocar uma trilha sonora especial na sua semana:

Papisa

foto por filipa andreia
foto por filipa andreia

Cidade: Jundiaí (SP)
Link: https://soundcloud.com/papisabrisa
Sobre: Ex Cabana Café e Parati, Rita Oliva lançou seu primeiro EP com o nome Papisa em 2016 e de lá pra cá não parou mais. Rodeado por elementos de ocultismo a começar do nome Papisa que veio da inspiração de uma carta do tarô da figura da Sacerdotisa, o som de Rita é um grande apanhado de experimentos e sonoridades que ela já abordava em seu duo Parati misturado com guitarras, baixos e baterias, o que torna essa nova aventura musical da jundiaiense uma experiência nova, até pra quem já é familiarizado com o trabalho da garota. Lançado pela PWR Records, selo de Recife que apoia bandas e projetos capitaneados por mulheres, o som de Rita está disponível para audição nas principais plataformas e garanto que vale à pena conhecer.

Catavento

foto por tuany areze
foto por tuany areze

Cidade: Caxias do Sul (RS)
Link: https://catavento.bandcamp.com/
Sobre: Com dois álbuns lançados, a praia desses gaúchos certamente é o indie rock viajado de bandas como Tame Impala e de caras com Mac Demarco. É tudo bem envolto nos arranjos e climas criados pelos caras e é impossível ouvir só uma música pois uma chama a outra e, quando você perceber, ouviu os dois trampos completos e nem percebeu o tempo passar. A neopsicodelia tropical brasileira vem forte e o último lançamento dos gaúchos CHA, de 2016, tem tudo pra ser lembrado como um dos maiores expoentes dessa onda.

Jupiterian

foto por patricia montrase
foto por patricia montrase

Cidade: São Paulo (SP)
Link: http://jupiterian.bandcamp.com/
Sobre: O Jupiterian já é bicho grande e parece que não vai parar de crescer tão cedo. Formada em 2013 e com diversos lançamentos de peso no catálogo em apenas 4 anos, os caras estão se preparando para uma tour na Europa e também para o tão aguardado lançamento do próximo play, Terraforming, que deve sair ainda esse ano. No começo do mês, a banda soltou mais uma música desse futuro lançamento e, na minha opinião, tá lá no topo entre os melhores sons que os caras já fizeram. Ouça Matriarch, mas não deixe escapar o resto da discografia, porque eles ainda não sabem o que é ter um lançamento mais ou menos. Quem ganha é você.

Talude

foto por hannah carvalho
foto por hannah carvalho

Cidade: Natal (RN)
Link: http://talude.bandcamp.com
Sobre: Mais psicodelia vinda do norte do país e, como de costume, chegando com qualidade. A Talude é uma banda em constante evolução desde o seu primeiro lançamento, o denso “Sorry For The Trouble” de 2015 e, com o lançamento de “Fragmento” esse ano, essa evolução fica mais perceptível. Da mudança das letras em inglês de Trouble para a adição de samples e sintetizadores, vemos uma banda que está encontrando o seu caminho e tem tudo para deixar uma marca bem particular por onde passar.

Eliminadorzinho

foto por yasmin kalaf lopes
foto por yasmin kalaf lopes

Cidade: São Paulo (SP)
Link: https://eliminadorzinho.bandcamp.com/
Sobre: Formada em 2016 e já um dos grandes destaques do chamado rock triste brasileiro, a Eliminadorzinho é um trio triste, jovem e agressivo paulistano formado por Eliott Garcia, João Pedro Haddad e Tiago Schützer. Influenciados por bandas como Dinosaur Jr e Sonic Youth, lançaram um EP maravilhoso no ano passado, intitulado de “Nada Mais Restará”. Além do play, que conta com 4 músicas, o trio já está com um outro EP no forno que levará o nome de “aniquiladorzinho” e o seu lançamento, conforme reza a lenda, ocorrerá ainda nesse mês de setembro. Para quem for de SP e quiser prestigiar o trampo dos caras, eles tocarão com o In Venus e com a enema noise, na Associação Cultural Cecília no próximo dia 16. 3 bandas incríveis num dos lugares mais legais pra se ver show na cidade num sábado? Melhor que isso não fica!

Euclides

Por Clids Ursulino. 29 anos. Música, cinema, futebol e política. E o que mais aparecer entre um café e outro.

Tags: , , , , , , ,