Fechar Menu [x]

Você Deveria Conhecer #4

CultIndica | Música 20/07/17 - 10h Cult Cultura

145-djonga-voce-deveria-conhecer

Umnavio
umnavio (foto por breno carollo)
Cidade: Uberlândia (MG)
Link: https://umnavio.bandcamp.com/
Sobre: Eu queria saber por onde anda a umnavio. O quarteto mineiro é uma das bandas nacionais que eu mais escuto, mas a atual fase em que a banda se encontra é um mistério. Uma pena, pois o som dos caras é dos mais finos possíveis. Transitando entre o rock alternativo e o emo, a banda lançou dois maravilhosos EPs e seu último lançamento foi o split com o Gramofones chamado “Uma Grande Encrenca” em 2014. A banda se destaca em praticamente todos os aspectos que uma banda pode se destacar: instrumental limpo e coeso, a produção tem exatamente o que o som pede e as letras, por mais “simples” que possam soar para quem tá escutando, vai conversar com você exatamente o que você pode (ou não) estar buscando. Apareça, umnavio! Como diria o som “A Saudade”: AH! Volta pra cá!

Ventre

Foto: Hannah Carvalho Fotografia
Foto: Hannah Carvalho Fotografia

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Link: https://tightwolfrecs.bandcamp.com/album/ventre
Sobre: O trio carioca lançou seu debut em 2015, debut esse que leva o nome da banda e de lá pra cá não parou mais. Promovendo seu álbum de estreia, a banda percorreu o Brasil todo com o seu show e sempre tem novos eventos aparecendo. Em 2016, lançaram um disco ao vivo gravado no Méier (tanto “Ventre” quanto “Ventre ao vivo no Méier” estão disponíveis nas principais plataforma de streaming) e dá pra quem está escutando ter uma ideia do que o trio faz ao vivo.  Vale lembrar também que a banda disponibilizou seu disco de estreia para download gratuito em seu site! Corre lá pra conferir.

Djonga

Foto: Mariana R Fotografia
Foto: Mariana R Fotografia

Cidade: Belo Horizonte (MG)
Link: https://soundcloud.com/djongadebironga
Sobre: O rapper Djonga já vinha ganhando destaque desde a sua estreia com “O Bom Maluco” (produzido pelo mestre DJ Hum), suas participações em cyphers e com o coletivo mineiro DV Tribo (fundado em 2015), mas com o seu lançamento de 2017, o “Heresia”, ele deixou bem claro que veio pra ficar. O jogo de palavras do mineiro segue afiado e suas referências estão no grau certo. É um álbum nervoso, assim como os trabalhos anteriores do cara, mas, dessa vez, soa mais coeso e isso é ótimo. Tudo no álbum é interessante, desde a arte da capa (releitura do grande “Clube da Esquina”) quanto as produções e teor lírico. Vemos um jovem rapper atingindo um nível de qualidade tão alto e tão cedo na carreira e só podemos esperar que seja daí pra mais. Alguns meses depois de lançar “Heresia”, ele já soltou dois singles: “Vazio”, uma autorreflexão sobre onde sua carreira se encontra e “Lupa”, uma crítica pontual ao comportamento superficial de algumas figurinhas do rap nacional. Se esses sons são sobras do álbum ou não, uma coisa é certa: de onde saiu a obra prima, muito mais pode sair.

ACruz Sesper
acruzsesper
Cidade: São Paulo (SP)
Link: https://roloseco.bandcamp.com/album/sesper
Sobre: Um dos grandes heróis do hardcore nacional, o veterano Alexandre Cruz Sesper (Garage Fuzz) sempre se manteve ativo em paralelo com a sua banda que já tem mais de 25 anos de carreira. Além da banda, o cara ainda é artista plástico e teve inúmeros outros projetos musicais no passar dos anos. Como o próprio contou, o ACruz Sesper surgiu de uma oportunidade de juntar música e arte gráfica, chamado “Rolo Seco”. Algumas músicas foram gravadas pelo músico, 150 discos customizados à mão foram lançados e o projeto viu a luz do dia. Alguns lançamentos depois, Sesper chamou Fernando Denti (Sem Hastro) e Giuliano (ex- Futuro/B.U.S.H/Static Control) e formou o ACruz Sesper Trio. Não ouça esse projeto esperando relacionar esse som com o que o Sesper faz em sua banda, o GF. A pegada é outra, o ambiente é introspectivo, é a visão do músico sobre suas coisas, sua vida e suas ideias, da forma mais crua e honesta possível. O que só mostra como limitação não é o forte do cara. Ainda bem!

Sasha Grey as Wife

Foto: Leticia Angelim
Foto: Leticia Angelim

Cidade: Volta Redonda (RJ)
Link: https://soundcloud.com/sashagreyaswife
Sobre: SGAW, como já vi sendo abreviado por aí, é o projeto do produtor musical e youtuber Júlio Victor. A banda, definida como “banda de um homem só” pelo músico, é uma grande viagem de sons e texturas buscando um som eletrônico, porém, sem utilizar sintetizadores. O carioca programa as batidas, constrói as linhas de baixo e, ao chegar na guitarra, grava os mais variados sons para dar um ambiente de música eletrônica para o som da banda. Em 2017, o cara lançou o álbum “Ashtar Sheran I: Terra” e, dessa vez, o trabalho vem com bastante gente (boa) de fora pra ajudar como Vitor Brauer (Lupe de Lupe), Esteban Tavares, MC Aquaplay (UDR) entre outras participações.

Euclides

29 anos. Música, cinema, futebol e política. E o que mais aparecer entre um café e outro.

Tags: , , , , ,