Fechar Menu [x]

Você Deveria Conhecer #6

CultIndica | Música | Slider 10/08/17 - 10h Cult Cultura

161-voce-deveria-conhecer-6-clids-ursulino

No “Você Deveria Conhecer” de hoje, teremos as tradicionais 5 bandas nacionais e uma surpresa! Se liga:

Brvnks
brvnks
Cidade: Goiânia (GO)
Link: https://brvnks.bandcamp.com/
Sobre: Goiânia já virou figurinha carimbada nessa lista de bandas e artistas e novamente está marcando presença aqui! Brvnks é o projeto de Bruna Guimarães, uma jovem no começo da sua segunda década de existência, mas que já mostra talento digno de ser chamada de veterana. Ela compôs o EP “Lanches” sozinha em 2016 e, se você procurar no YouTube, também vai encontrar uma session dela para o Estúdio Showlivre, que eu recomendo assistir, porque todo o talento da moça fica mais evidente ao vivo. É um pop que foge da mesmice e tem tudo pra te cativar.

Ruído/mm
ruídomm
Cidade: Curitiba (PR)
Link: https://ruidopormilimetro.bandcamp.com/
Sobre: A Ruído/mm (leia-se ruído por milímetro) é uma banda esquisita e é muito óbvio que essa é a intenção dos caras. Formada em 2003 por alguns curitibanos malucos, o mais fácil de encaixar os caras seria no pós-rock mas a vida não é fácil assim como a música deles então não vou guardá-los em nenhuma caixinha, pois seria uma limitação desnecessária e algo ficaria faltando. Basta ouvir o disco “Rasura”, lançado em 2014, para entender exatamente do que eu estou falando. É uma viagem que te leva pelo jazz, pelo punk, pela psicodelia e por mais outros diversos caminhos que você vai bater de frente ao escutar. Depois desse lançamento, os caras soltaram o álbum “Praia”, em 2015, esse um pouco mais espacial que o anterior, na minha opinião, e o “Introdução à Cortina do Sótão” em 2016, que já me soa mais delicado e intimista. Não sei, talvez seja uma questão de interpretação. Construa a sua.

menores atos
menores atos (foto por fernando valle)
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Link: http://musica.menoresatos.com.br/
Sobre: Diretamente do Rio de Janeiro vem uma das minhas bandas favoritas do cenário hardcore nacional, se é que posso encaixá-los no hardcore. O trio carioca lançou o ótimo “Animalia” em 2014 e é aquele álbum que dificulta qualquer pessoa na hora de falar sobre, pois sobram destaques. As melodias, os riffs de guitarra, o peso da cozinha, as letras… Você pode escolher! As influências dos caras são claras no som. Bandas como “Hot Water Music”, “Thrice”, “Minus the Bear” são evidentes, mas ainda assim o som tem característica própria, algo difícil de se encontrar por aí atualmente. Soa atual para quem gosta de música moderna, mas também pode agradar a galera que é mais da onda dos anos 90 do rock alternativo americano. O menores atos é o famoso bandão da p****!

NavesHarris
navesharris (foto por paulo borgia)
Cidade: São Paulo (SP) – Los Angeles (EUA)
Link: https://navesharris.bandcamp.com/
Sobre: O duo NavesHarris é a combinação de Jair Naves (Ludovic) e Britt Harris. Os dois se conheceram em 2015 e desde lá já são 2 EPs e promessa de um full lenght ainda em 2017. É muito interessante ver um músico tão visceral como Naves mostrando uma faceta mais “pop” ao lado de uma cantora tão talentosa como Britt Harris, que também é atriz. O som é romântico, mas se mantém longe do clichê das canções de amor que você ouve no rádio. Os arranjos são ótimos e podemos ver algo da carreira solo do Jair neles, mas, ainda assim, tem um ar gringo que envolve as melodias, graças à doce voz de Britt. A dupla está programada para a abertura do Tigers Jaw aqui em SP e com certeza vai fazer uma performance a altura da atração da noite. É esperar (ansiosamente) pra ver!

Twinpine(s)
twinpines
Cidade: São Paulo (SP)
Link: https://twinpinesmusic.bandcamp.com/
Sobre: Mais uma banda barulhenta pra série! O Twinpine(s) é a união de 4 músicos da cidade de São Paulo que produz a união perfeita do grunge com o indie, não deixando de lado a experimentação, o que torna o som dos caras bem fácil de identificar. Com um álbum e três EPs lançados, tem tudo para agradar os fãs de Sonic Youth, Dinosaur Jr, Nirvana, Melvins e outras grandes bandas. É pegado na medida certa e as apresentações da banda ao vivo nunca deixam a desejar. Se você for de São Paulo, não perca a chance: dia 19 de agosto os caras vão tocar em Santo André com a Mudhill no 74 Club. Duas grandes bandas. Apoie a cena local!

Bifannah
bifannah (foto por sandra mg)
Cidade: Londres (Inglaterra) – Madri (Espanha)
Link: https://bifannah.bandcamp.com/
Sobre: Como regras e leis não valem muito aqui no país (FORA TEMER!), resolvi colocar uma sexta banda nessa quinta e mais: uma banda gringa. Mas calma… tem uma explicação. O Bifannah é uma banda europeia, sim, mas com todo jeito de Brasil. O som é psicodélico, claramente influenciado pela Tropicália e as letras são em português! Eles acabaram de lançar o álbum Maresia e é um deleite musical para os fãs da psicodelia e do fuzz. As harmonias desse disco são, por falta de palavras, uma delícia e pode com certeza tirar um sorriso do seu rosto a cada nova faixa que começar. Vai na minha.

Euclides

Por Clids Ursulino. 29 anos. Música, cinema, futebol e política. E o que mais aparecer entre um café e outro.

Tags: , , , , , , ,