Fechar Menu [x]

Você Deveria Conhecer #9

CultIndica | Música 31/08/17 - 10h Cult Cultura

169-voce-deveria-conhecer

Nessa semana, apresento cinco bandas brasileiras de cinco estados diferentes. Tem muita coisa boa na cena musical independente! Cola aí:

Terno Rei

Foto: Yasmin Kalaf
Foto: Yasmin Kalaf

Cidade: São Paulo (SP)
Link: https://ternorei.bandcamp.com/
Sobre: Mais uma banda que vem lançando seus discos pela Balaclava Records, a Terno Rei é melhor ainda ao vivo, caso que vem ficando cada vez mais raro no rock nacional. Tive a oportunidade de assistir a eles abrindo o show do The World Is a Beautiful Place no último sábado, na Clash e o que eu vi foi uma banda muito madura e coesa no seu som. O segundo álbum dos caras saiu no ano passado e o nome “Essa Noite Bateu Como Um Sonho” faz jus ao som que é uma mistura de dream pop com elementos legais de post rock. Não vacila e se tiver uma oportunidade de sacar o som dos caras ao vivo, vai sem medo.

Marrakesh

foto por gianfranco briceño
foto por gianfranco briceño

Cidade: Curitiba (PR)
Link: https://marrakeshband.bandcamp.com/
Sobre: Não manjava o som dos curitibanos da Marrakesh até o último fim de semana. Fiquei surpreso quando me falaram que eles tinham tocado no Primavera Sound Festival, em Barcelona, um dos festivais mais legais do mundo e fui conferir qual que era. É indie bebendo da fonte do hip hop e do R&B e, nessa mistura toda, você coloca algo de psicodelia e tá lá o som da Marrakesh. Os caras nem lançaram o primeiro disco ainda, mas só pelos singles disponíveis na internet já dá ficar ansioso pro trampo que uma hora tem que sair. Oportunidade de acompanhar uma banda nova com potencial e poder testemunhar toda a mudança e evolução desde o berço.

Mahmed

foto por yasmin kalaf
foto por yasmin kalaf

Cidade: Natal (RN)
Link: https://mahmed.bandcamp.com/
Sobre: Os arranjos do quarteto potiguar em seu primeiro disco são das coisas mais bonitas lançadas aqui em terras brasileiras nos últimos tempos. É letárgico e intrigante o efeito que a música dos caras pode te causar. São camadas e mais camadas de sons e “barulhos”, tudo isso envolto em efeitos numa produção maravilhosa que ressalta cada característica de cada um dos músicos da banda, fazendo com que a experiência seja das melhores possíveis. O som dos caras absorve o ouvinte e leva ele pra outro lugar. No ano passado, os caras lançaram um EP chamado “Ciao, Inércia”, que também vale (e muito) a viagem. Mas um aviso: se desligue antes de dar o play. Vai ser melhor.

Supervão

foto por ana paula da cunha
foto por ana paula da cunha

Cidade: São Leopoldo (RS)
Link: https://soundcloud.com/supervao
Sobre: Mais uma banda se aventurando pelas praias escuras do gótico, mas que não perde o calor que toda banda brasileira (que se preze, pelo menos) tem. A Supervão ainda é uma criança, com algo entre 2 anos de projeto, mas já mostrou que não veio só pra ser mais um nome na cena. Com o seu EP de estreia “Lua Degradê” de 2016 e o último lançamento “TMJNT”, esse lançado agora em 2017, a banda deixou claro que tem personalidade e vai aprimorando sua própria arte, canção após canção. Em tempos em que o caos da cidade parece abafar todos os sons, a música dos caras aparece como uma trilha sonora perfeita para quem vive a loucura de viver numa grande metrópole. Recomendadíssimo!

Tom Gangue
tom gangue
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Link: https://tomgangue.bandcamp.com/releases
Sobre: A Tom Gangue também é um caso bem claro de banda que está se encontrando e melhorando a cada novo lançamento. O EP “Pra Praticar” de 2015 mostrava uma banda competente, mas ainda assim algo estava fora do lugar, não sei dizer exatamente o quê. Já em 2016, quando lançaram o dançante “Grande Esperança” essa sensação de coisa a mais (ou a menos) se dissipou e deu lugar para músicas que já nasceram prontas para a pista de dança. Não existe descanso nem hora pra tomar água, esse EP é certeza de segurar qualquer um na pista até o último acorde da última música. Vida longa aos cariocas da Tom Gangue.

Euclides
Por Clids Ursulino. 29 anos. Música, cinema, futebol e política. E o que mais aparecer entre um café e outro.

Tags: , , , , ,