Fechar Menu [x]

Você Deveria Conhecer #12

Música 14/12/17 - 09h Cult Cultura

208-voce-deveria-conhecer-12-clids-ursulino

Maquiladora

foto por gabriel coiso
foto por gabriel coiso

Cidade: Mogi das Cruzes (SP)
Link: https://maquiladora.bandcamp.com
Sobre: Quarteto formado por Thania, Thais, Priscila e Andrea, a Maquiladora é o famoso rock direto e reto. Riffs poderosos estão presentes desde o lançamento do auto-intitulado Maquiladora, em 2007, e a habilidade e criatividade na composição das meninas apenas se aperfeiçoou com o passar dos tempos. Em 2017, lançaram o clipe de “Nothing But a Lie”, single totalmente gravado em analógico, o que só acrescenta mais charme a mais uma ótima música para o catálogo das garotas.

Mahmundi
mahmundi
Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Link: https://mahmundi.bandcamp.com
Sobre: Mahmundi é o nome artístico de Marcela Vale, carioca da classe de 1987 que vem ganhando destaque com seus sons que transitam entre o indie e o eletrônico, com algumas pitadas de lo-fi aqui e ali. A multi-instrumentista, que foi guitarrista e vocalista da banda Velho Irlandês, bebe das águas mais cristalinas do pop oitentista, usa e abusa dos sons mais eletrônicos da época, mas, ainda assim, consegue fazer um som que não soa datado, mesmo que 30 e alguns anos depois da época que claramente é sua maior influência. O disco “Mahmundi” com certeza é um dos mais interessantes desse presente ano, e o último single da carioca, “Imagem”, lançado alguns dias atrás, mostra que de onde saiu um grande álbum ainda vão sair mais grandes canções.

BK
BK

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Link: https://open.spotify.com/artist/1YOVBTvznjiDvtAj4ExHeo
Sobre: Membro do Nectar Gang, BK lançou um dos discos mais legais do rap em 2016, o incrível “Castelos e Ruínas”, que soa como o casamento perfeito do hip hop com o boom bap, recheado de rimas de peso e flows de fazer o mais incrédulo no rap nacional ter esperanças de novo. Apesar da agenda lotada de seu grupo, BK não ficou parado e apoiado apenas no seu lançamento do ano passado e, de surpresa, soltou em outubro desse ano o EP “Antes dos Gigantes Chegarem, Vol. 1”, composto por 3 músicas, dessa vez com uma sonoridade mais 2017 do que o seu play anterior, mas com a mesma qualidade de composição que podemos esperar do cara.

Mudhill

foto por nathan motta
foto por nathan motta

Cidade: São Paulo (SP)
Link: https://mudhill.bandcamp.com
Sobre: O Mudhill lançou seu primeiro álbum em 2016, mas está longe de ser uma banda iniciante. O trio, formado por Zeek Underwood (Shed, Ludovic), Ali Zaher (Eletrofan e presente em uma das encarnações do grande Reffer) e Rodrigo Montorso (Smalls), tem bagagem o suficiente para se separar das novas faces do hardcore nacional, mas ainda assim, tem o frescor de novidade. Zeek, que é um dos meus guitarristas preferidos do hc brasileiro, continua afiado em suas composições e o disco de estreia dos caras é uma bela aula de como o bom e velho hardcore melódico pode, sim, ser renovado e repaginado. Em 2017, lançaram um EP acústico composto por 6 músicas e a qualidade dos caras fica mais visível ainda com os instrumentos desplugados. Prato cheio para fãs de músicas rápidas que não deixam a melodia de fora em nenhum compasso.

Vapor
vapor
Cidade: São Paulo (SP)
Link: https://vaporsp.bandcamp.com
Sobre: Obviamente influenciada por bandas do cenário alternativo dos anos 90 como Jawbreaker e Dinosaur Jr., a Vapor se define como uma banda periférica, tanto pelas origens de seus membros como pelo descompromisso com o qual encaram o fato de terem uma banda e serem músicos, e isso é ótimo. Tanto nos sons de seu primeiro EP (lançado em 2013) quanto em suas contribuições para MÓNÓ, essa “falta de comprometimento” dos caras com uma missão específica rende boas composições que, apesar de serem parecidas, não são, se é que vocês me entendem. Que continuem assim, a cena precisa de mais bandas como a Vapor.

Euclides

Por Clids Ursulino. 30 anos. Música, cinema, futebol e política. E o que mais aparecer entre um café e outro.

Tags: , , , , , , ,