Fechar Menu [x]
Novos Posts

ESPECIAL Roteiros de São Paulo: A Cultura e a Arte do Futebol São Patrimônios da Cidade

Leonardo Cássio | Patrimônio | Roteiros de São Paulo 06/04/16 - 08h Thais Polimeni

54-pacaembu-futebol-rafael-neddermeyer-fotos-publicas

No finado ano passado, antes mesmo de apresentarmos ao mundo para o que viemos, lançamos a série especial Roteiros de São Paulo, da Secretaria de Turismo da Prefeitura, que mostra interessantes passeios temáticos pela capital. Falamos sobre o roteiro de Arte Urbana, Arquitetura, O Café e a História da Cidade, Roteiro Afro e, por fim, o Roteiro de Independência.

Na reta final deste especial, não podia faltar uma tema tão íntimo aos brasileiros e aos paulistanos: o futebol. O esporte, paixão nacional, é item arraigado na construção da identidade brasileira, tendo tanta importância quanto a política (lembrando que a parte suja do futebol se mistura com a parte suja da política). É o nosso Pão e Circo.

E o que São Paulo tem a ver com isso? Absolutamente tudo! Tem três dos maiores clubes do continente, dois outros clubes pequenos, mas místicos do futebol nacional; um belíssimo museu sediado em um dos estádios mais charmosos do país, além de ter sido aqui, na capital, fundando o primeiro clube do país, em 1894, por Charles Miller.

O Roteiro Temático do Futebol apresenta pontos conhecidos da maioria dos paulistanos, como o Estádio do Pacaembu, onde fica o Museu do Futebol, que possui um fantástico Centro de Referência. Passa pelos poucos conhecidos Memorial Charles Miller e Museu da Federação Paulista de Futebol; inclui o Monumento à Excursão do Clube Paulistano e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, pilares do pioneirismo do futebol no Brasil, completando com os memoriais e estádios do São Paulo e Corinthians, além dos estádios da Portuguesa e do Juventus, da Rua Javari. O roteiro precisa ser atualizado com a nova Arena do Palmeiras, que estranhamente nem tinha o antigo estádio do Palestra Itália incluído.

Diferentemente de alguns dos roteiros anteriores, o do futebol requer tempo maior de deslocamento, pois os pontos são distantes entre si. O ideal é ir de transporte público, lembrando que cada local tem dias e horários de funcionamento específicos, que constam no material e, em alguns casos, há cobrança de entrada.

Aproveitando o gancho temático, indicamos uma saidinha da capital para completar o tour futebolísticos em Santos, no Museu do Rei Pelé.

Acesse aqui o SlideShare da Cult Cultura e confira o Roteiro do Futebol completo, além dos outros já publicados!

Tags: , , , ,