Fechar Menu [x]
Novos Posts

ESPECIAL Roteiros de São Paulo: Conheça a Cidade Através de Sua Arquitetura!

Leonardo Cássio | Patrimônio | Roteiros de São Paulo 27/04/15 - 09h Leonardo Cassio

roteiro-arquitetura-sao-paulo

Até chegar aos atuais 12 milhões de habitantes (cifra insana, inclusive), a cidade de São Paulo passou por uma metamorfose ao longo dos séculos. Lá dos idos anos de 1554, quando os jesuítas vindos do litoral começaram a estruturar a cidade através do conhecido Pateo do Collegio, chegando em 1903 à construção do icônico e imponente Theatro Municipal, São Paulo notabiliza-se como cidade do concreto e arranha-céus.

Acontece que muitas das edificações que estão no centro da cidade são verdadeiras obras de arte, patrimônios vivos que contam a história de São Paulo e que, infelizmente, não têm o reconhecimento necessário. Parte disso se dá pela própria dinâmica do local, espaço de passagem, descuidado com relação à limpeza e manutenção geral, que cresceu desordenadamente e acabou ficando com uma imagem nada convidativa ao turismo e à vivência cultural.

Para preservar, salvaguardar e reavivar a importância da região foi criado, pela Secretaria Municipal de Turismo (SPTuris), o roteiro “Arquitetura pelo Centro Histórico”, material que faz parte dos Roteiros Temáticos da instituição. Disponível em português e inglês, o material apresenta alguns dos principais pilares históricos da cidade, em um percurso que dá para fazer a pé, iniciando a caminhada pela estação São Bento do metrô.

Além dos já citados Pateo do Collegio e Theatro Municipal, constam no roteiro o Mosteiro São Bento, Centro Cultural Banco do Brasil, Catedral da Sé, Escola de Comércio Álvares Penteado, Edifício Matarazzo, Edifício Alexandre Mackenzie, entre outros.

Antes de iniciar o roteiro, veja no material os horários e dias de funcionamento de cada ponto. O Pateo do Collegio, por exemplo, só abre de segunda a sexta. Outra dica importante é que o material está disponível em audioguia.

Clique aqui para baixar o roteiro e inicie seu percurso histórico!

Não deixe de conferir o roteiro de Arte Urbana, que apresenta os principais espaços de grafite da cidade!

Tags: , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.