Fechar Menu [x]

Gigantismo Histórico

Patrimônio 23/07/14 - 05h Leonardo Cassio

gigantismo

As estátuas são grandes ícones culturais pelo sentido histórico, ideológico e artístico que carregam. Além disso, essas edificações desafiam as habilidades de artistas, engenheiros, construtores e a crença de muitas pessoas leigas que, ao encarar esses verdadeiros monstros, parecem não acreditar que se trata de uma obra humana.

Essa lista pode não contemplar alguma estátua específica, mas compila alguns dos maiores e mais impressionantes símbolos do patrimônio material humano.

Santa Rita de Cássia
1(1)
Não está entre as mais altas do mundo, porém é interessante citá-la primeiramente por ela ser no Brasil (Santa Cruz/ RN) e em segundo lugar porque ela é mais alta que o Cristo Redentor, sendo a maior estátua católica das Américas. Isso mesmo! São 56 metros de altura contra os 38 metros do Cristo.

Mãe Pátria de Stalingrado
2(2)
A cidade de Volgogrado, outrora conhecida como Stalingrado, na Rússia, foi palco de um momento marcante na Segunda Grande Guerra, conhecido como o Cerco de Stalingrado. Para simbolizar o momento trágico e o triunfo soviético sobre os nazistas, foi construída essa estátua de 85 metros de altura.

Lingshan Grand Buddha
3(3)
Localizada em Ling Shan, China, esse colosso de 88 metros é feito de bronze, isso, bronze! Localizado em um parque budista, o acesso é através de um escada com seus quase 100 degraus.

Dai Kannon at Kita
4(4)
Assim como a atração chinesa anteriormente citada, esta estátua, sediada em Hokkaido, Japão, tem também 88 metros de altura e também é ligada ao budismo.

Grande Buda da Tailândia
5(5)
O monumento fica em um monastério em Ang Thong, Tailândia, possui 92 metros de altura, é feita de cimento e com tonalidade dourada.

Pedro, o Grande
6(6)
De volta à Rússia, agora em Moscou, temos essa homenagem a Pedro, o Grande, importante imperador do país. Seus 96 metros são compostos de bronze e a curiosidade do ícone fica por conta de um fato inusitado: originalmente era um presente para os EUA, sendo a figura representada a do navegador Cristóvão Colombo. Como nenhuma cidade americana quis a obra, ela foi refeita em homenagem ao Czar.

Guishan Guanyin
7(7)
Guishan Guanyin das Mil Mãos e Olhos é um colosso de bronze dourado, com 99 metros de altura, localizado em Hunan, China.

Sendai Daikannon
8(8)
Com 100 mestros de altura e fixada em Sendai, no Japão, a estátua retrata o Buda japonês Bodhisattva Kannon.

Mãe Pátria
9(9)
Kiev, Ucrânia, é a sede da escultura de aço de 102 metros que faz parte do Museu de Guerra Patriótica.

Imperadores Yan e Huang China
10(10)
Os dois primeiros imperadores chineses são retratados neste monumentos de 106 metros, em Zhengzou, China. A construção impressionante levou 20 anos para ser finalizada.

Guanyin Deusa da Misericórdia
11(11)
Os 108 metros da estátua foram inaugurados em 2005, em Hainan, na China, e assombra não só pelo tamanho, mas pelo local onde fica, uma ilhota ligada por uma passarela.

Cristo Rei
12(12)
São 110 metros de altura dedicados ao Sagrado Coração de Jesus em Lisboa, Portugal. Alguns especialistas não a inserem no ranking das grandes por considerarem que 80% da sua altura é um pedestal e pórtico, sendo a escultura em si pequena. Porém, é uma estrutura de 110 metros e impõe respeito.

Laykyun Setkyar
13(13)
Localizada em Khatakan Taung, Mianmar, o monumento tem 116 metros de altura. É uma estátua dupla, com outra de dimensões similares, só que na horizontal.

Ushiku Daibutsu
14(14)
Vinculado ao budismo, seus 120 metros são feitos de bronze. Fica em Ushiku, Japão e está aberta para visitações desde 1993.

Buda do Templo da Primavera
15(15)
A China vence a disputa das grandes estátuas. Possui 5 entre as 15 maiores e leva o primeiro lugar com o Buda do Templo da Primavera. Contando a partir do pedestal, a construção possui incríveis, impressionantes, impensáveis 153 metros. Assim como a esmagadora maioria, também retrata o budismo e/ou tem temática religiosa.

Agora é só programar uma bela viagem pela Ásia e Leste Europeu, com um pequeno pulo no Nordeste brasileiro!

Tags: , , , , , , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Leonardo Cassio

Leonardo Cassio

Sócio-diretor da Carbono 60 - Economia Criativa, Leonardo Cassio é publicitário, jornalista e amante da sétima arte. Lê de mangá a física quântica e tem uma tatuagem do Pearl Jam.

RELACIONADOS