Fechar Menu [x]

Instituição Britânica oferece Curso de Museus em São Paulo

Patrimônio | Thais Polimeni 20/07/15 - 11h Thais Polimeni

science-museum-london-banner

Nunca fui pra Londres, mas todo mundo diz que a cidade é a minha cara (imagino que não seja pelo cinza e pelo foggy dos dias!). Com modernidade e tradição convivendo em perfeita harmonia, Londres é reconhecida pela imensa quantidade de museus minuciosamente planejados e que despertam profundo interesse pela população e pelos turistas. Uma amiga acabou de voltar de lá e disse que a entrada é gratuita em todos eles (já quero ir!) e que o Museu de História Natural é de cair o queixo!

Em setembro, os profissionais de museus brasileiros poderão aprender um pouco mais com a experiência britânica. Devido à grande procura de brasileiros pelos cursos oferecidos pelo Museum Training School (MTS), no Reino Unido, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o British Council, realizará, em setembro, a primeira edição do Museum Academy.

O curso trará instrutores britânicos e brasileiros que abordarão os seguintes pontos:

– Entendimento sobre os padrões de engajamento de público;
– Identificação de oportunidades para atrair novos visitantes;
– Marketing;
– Pesquisa de mercado;
– Desenvolvimento de parcerias;
– Engajamento com comunidades.

Ao longo do módulo, os participantes irão desenvolver um plano de trabalho para as suas respectivas instituições. Os interessados em participar do processo seletivo devem ter experiência com museus e instituições culturais de, no mínimo, 3 anos. As inscrições podem ser feitas por este link até o dia 2 de agosto.

Com tradução simultânea, o curso será conduzido por Bill Griffiths, diretor de programas do Tyne & Wear Archives. O britânico, com mais de 30 anos de experiência em projetos culturais, participou da implementação do Museu Segedunum, inaugurado em 2000. Foi também coordenador do Museum Training School, realizado pelo British Council em parceria com a University College London (UCL), em 2014.

Além de Griffiths, o British Council trará também a Diretora de Pesquisa e Projetos em Aprendizagem do Science Museum de Londres, Karen Davis, e Liz Smith, Diretora de Participação e Aprendizagem da National Portrait Gallery, Londres. Entre os colaboradores brasileiros, estão Marília Bonas, mestre em museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa e diretora executiva do Museu da Imigração de São Paulo e do Museu do Café, em Santos, e Luiz Fernando Mizukami, mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo (USP)e executivo público do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus de São Paulo.

PARTICIPEM!

Museum Academy: Desenvolvimento de Públicos em Museus
Inscrições: de 1º de junho a 2 de agosto.
Requisitos e público-alvo: profissionais que trabalham em museus e instituições culturais, com no mínimo 3 anos de experiência.
Data do curso: de 21 a 25 de setembro de 2015 (segunda a sexta-feira)
Horário: das 9 às 17 horas
Carga horária: 40 horas
Investimento: R$ 700,00
Número de participantes: 20
Localização: São Paulo, SP
Certificação: o certificado será expedido pelo British Council após a conclusão do curso.

Sobre o Programa Transform de Museus
O Programa Transform de Museus é um desdobramento do Transform, programa de artes do British Council. Com duração de quatro anos, foi idealizado para conectar produtores, artistas, autoridades e as principais organizações de artes do Brasil e do Reino Unido, e busca fortalecer os laços entre estes profissionais e instituições dos dois países para obter resultados a longo prazo. Já reúne mais de 85 instituições museológicas, sendo 45 brasileiras e 40 britânicas, incluindo o British Museum, o V&A, a Tate e o Science Museum.

Em 2012, 10 instituições brasileiras estiveram no Reino Unido para visitas de estudos. Gestores públicos das redes de museus dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul além de um representante da Fundação Roberto Marinho, parceira do projeto compuseram o grupo. Em junho de 2015, o British Council organizou na capital fluminense o Seminário “Museus e seus Públicos”, no Museu de Arte do Rio (MAR).

Ainda no escopo do intercâmbio proposto pelo Transform, especialistas britânicos, entre eles a diretora-adjunta do Science Museum de Londres, Jean Franczyk, foram convidados a participar do 7º Encontro Paulista de Museus, realização da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Tags: , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.