Fechar Menu [x]

Monumento Gigante Soterrado é Descoberto na Jordânia

Leonardo Cássio | Patrimônio 07/07/16 - 04h Leonardo Cassio

170-petra

O sítio arqueológico de Petra, na Jordânia, é uma das Sete Maravilhas do mundo moderno, chancela concedida pela ONU em 2007. A região de Petra englobava partes do Iraque, Síria, Líbano e Jordânia, começando a ser habitada no século IV antes de Cristo.

A notoriedade do sítio se dá pelas grandes construções encruadas nas montanhas na época de Cristo (foto em destaque), fato que mobiliza pesquisas e mais pesquisas para entender a engenhosidade dessas obras. O Discovery History fez um interessante documentário sobre Petra, disponível em inglês.

PetraHá aproximadamente um mês, resultado de um estudo conduzido por Sarah Parker, da Universidade do Alabama, e Christopher Tuttle, no Centro de Pesquisas Americanas no Exterior, foi descoberto um monumento gigante soterrado em Petra (foto ao lado), medindo 56 x 49 metros. O estudo contou com ajuda de alta tecnologia, utilizando satélites, drones e mapeamento de solo. Estudos pela circunvizinhança de sítios arqueológicos é comum, pois sempre é possível encontrar artefatos, objetos e ossadas para análises. Porém, encontrar uma megaplataforma próxima a um sítio tão grande e complexo como o de Petra é um achado sem precedentes.

Assim como o recém aberto Stonehenge Alemão, acredita-se que o monumento de Petra era dedicado a cerimônias religiosas. Seu interior possui colunas e uma escada direcionada para o Leste, fica próximo ao centro do sítio arqueológico, mas o acesso até lá é difícil. Não foram divulgadas informações sobre a abertura futura para visitações.

Tags: , , , ,