Fechar Menu [x]

#LugarCult: Conheça O Primeiro Museu Submerso Da Europa

Leonardo Cássio | LUGARCULT | Patrimônio 28/03/17 - 02h Leonardo Cassio

62-museu-atlantico-Jason-deCaires

Nossa dica de #LugarCult retorna às Ilhas Canárias, região pertencente à Espanha e que agora abriga o primeiro museu submerso da Europa, o Museu Atlântico, em Lanzarote, ilha do Arquipélago das Canárias.

As 300 obras que compõe os 2,5 mil metros quadrados do museu estão a 14 metros de profundidade da superfície do Oceano Atlântico e são de autoria Jason deCaires Taylor, fotógrafo e escultor britânico pioneiro na produção de projetos expositivos no fundo do mar. Em 2014, nós publicamos uma matéria sobre o M.U.S.A. (leia aqui), museu similar ao Atlântico, instalado em praias mexicanas, com enorme sucesso de visitação. O artista de 42 anos assina outros trabalhos envolvendo esculturas em águas na Inglaterra, Bahamas e Granada, no Caribe. Eu fico pensando onde e como ele teve essa ideia. Estava em casa vendo um documentário sobre oceanos na National Geographic e disse “nossa, vou colocar um museu ali”. Talvez tenha sonhado.

O trabalho de Taylor, para além da questão da inventividade e criatividade, tem como foco a questão da conscientização com relação ao estado das águas no mundo. Em entrevista cedida ao jornal espanhol El País, o artista destacou suas “esculturas são um veículo para aproximar as pessoas do mar, para que conheçam as espécies marinhas ou vegetais que o habitam e tomem consciência dos perigos que o oceano enfrenta atualmente. Ao mesmo tempo que as figuras contam uma história, ajudam a proteger o fundo marinho”.

A ideia é bem efetiva. As obras são feitas com um tipo de cimento que não polui a água e nem agride o ecossistema marinho. Com o passar do tempo, as obras vão sendo integradas na paisagem, devido ao crescimento de corais e outras espécies marinhas sobre e no entorno do museu, ressignificando as próprias obras. A visita ao museu é, também, uma visita ao bioma marinho, tão diverso e bonito e tão distante da maioria das pessoas.

Não se engane, porém, que o trabalho de Taylor é unicamente voltado às questões da água. Apesar do conceito ambiental principal, as esculturas do Museu Atlântico, construídas cuidadosamente durante três anos, retratam temas atuais. Na obra “Crossing the Rubicon”, 35 estátuas com dimensões humanas caminham em direção a um muro de 30 metros de comprimento por 4 de altura, pesando 100 toneladas. É uma alusão clara ao caótico cenário dos refugiados mundiais e ao fechamento das fronteiras de diversos países. Em “Human Gyre” observamos 200 estátuas agrupadas de forma circular, sendo que elas representam pessoas de diferentes idades, biotipos e características. A obra trata sobre a diversidade humana e a complexa relação de interação entre os indivíduos.

The “Raft of Lampedusa” é uma escultura metalinguística. Vemos um grupo de pessoas em um bote, parecendo estar à deriva, como tem acontecido frequentemente com pessoas que saem da África e cruzam o oceano com destino à Europa, sendo que muitas delas, se não a maioria, acabam justamente no fundo do mar, mortos. Há muitas outras esculturas incríveis, como “Portal”, com ar sobrenatural; “Deregulated”, crítica cínica sobre exploração do petróleo e “Disconnected”, provocação ao culto da self.

Para visitar o Museu Atlântico, gerido pelo Centros de Arte, Cultura e Turismo, é necessário ir até a praia de Las Coloradas, Lanzarote, desembolsar 12 euros – cerca de R$40,00 – e ter providenciado equipamento de mergulho. Não se aprende instruções de mergulho no local: o interessado já precisa ter feito o curso de instrução. A visitação dura aproximadamente uma hora, com acompanhamento, e pode ser cancelada devido a intempéries climáticas.

Confira algumas imagens do museu, o vídeo (acima da matéria) sobre o conceito da arte de Jason deCaires Taylor, e tudo sobre o artista em seu site oficial. Eu vou mandar meu projeto de construir um museu do Bob Esponja Calça Quadrada no fundo do mar para ele, não tem ninguém mais capaz de realizá-lo!

Jason-decaires-taylor (1)

Jason-decaires-taylor (2)

Jason-decaires-taylor (3)

Jason-decaires-taylor (4)

Jason-decaires-taylor (5)

Jason-decaires-taylor (6)

Jason-decaires-taylor (7)

Tags: , , , ,