Fechar Menu [x]

Stonehenge Alemão descoberto em 1999 é Aberto ao Público

Leonardo Cássio | Patrimônio 05/07/16 - 10h Leonardo Cassio

165-stonehenge-alemao

O Stonehenge é um dos grandes mistérios da humanidade. Localizado no Reino Unido, a cerca de 130 quilômetros de Londres, o complexo de monumentos megalíticos – formações rochosas arrumadas de forma desconhecida por povos da antiguidade –, Patrimônio da Humanidade pela Unesco, exala mistério e faz parte do imaginário popular mundial.

Para aumentar ainda mais o mistério, foi aberto ao público na Alemanha, semana passada, um sítio arqueológico composto por sete círculos concêntricos, descoberto no ano de 1999, com idade estimada de 4.300 anos. Situado na cidade de Pömmelte, o complexo Ringheiligtum Pömmelte (algo como “Anel de Santuário” ou “Santuário do Anel”), apelidado de Stonehenge Alemão, difere do sítio britânico por ser todo feito em madeira. Justamente por isso demorou, 17 anos para ser aberto às visitações: ele teve de ser reconstruído porque a madeira deteriorou-se com o passar dos séculos. O investimento total foi de 2 milhões de euros e todas as pinturas e entalhes nas madeiras foram preservados.

165-stonehenge-alemao-ringheiligtum-pommelteDe acordo com os pesquisadores, o local era utilizado para rituais e cerimônias religiosas, fato comprovado pelos esqueletos de crianças e mulheres encontrados no lugar, com inúmeras marcas de lesões, indicando agressão e consequentes sacrifícios.

O Ringheiligtum Pömmelte se fixará como rota turística do estado da Saxônia-Anhalt, no leste da Alemanha. Mais importante do que a ótima notícia da abertura ao público deste patrimônio material é o fato de que o governo alemão se preocupou em pesquisar, preservar e reconstruir o local, investindo uma quantia considerável em algo que não possui valor comercial; sua importância supera o mercado. No Brasil, ao contrário, algumas preciosidades, como o maior sítio arqueológico das Américas, sofrem há anos com a falta de recursos, apoio governamental e com, acreditem, vandalismo

Imagens: lda-lsa.de e mz-web.de

Tags: , ,