Fechar Menu [x]

Um Giro De Arte Urbana Em São Bernardo Do Campo

*Destaque-Home | Leonardo Cássio | Publieditorial | Urbanidade 19/09/18 - 06h Leonardo Cassio

70-giro-da-arte-sbctrans

#Publi

A Cult Cultura adora arte urbana (leia mais posts sobre o tema aqui) e participa sempre que possível de projetos e ações que promovam o segmento. Por este motivo, foi convidada para fazer parte da curadoria da ação Giro da Arte, exposição ao ar livre que marcará a comemoração de 20 anos de prestação de serviços da SBCTrans, empresa de transporte de passageiros de São Bernardo do Campo. O lançamento será nos dias 21 e 22 de setembro, das 10h às 18h, na Pinacoteca do município.

A ação atua em três vertentes: cultural, ambiental e social. Foram selecionados 20 grafiteiros/artistas plásticos para confeccionarem uma obra de arte cada um, em fibra de vidro, que ficarão expostas em pontos conhecidos da cidade, como a Praça Brasil, Parque Estoril e a Pista de Skate, em frente ao Paço Municipal. Entre os artistas estão nomes de peso como Alexandre Truff, que também é curador do projeto, Binho e os integrantes do ABC do Grafite (conheça aqui) Testa, Fel, Rogério TiL e Subtu. As obras ficarão expostas durante 1 mês pela cidade.

70-giro-da-arteO eixo ambiental vem da grande sacada de usar pneus usados de ônibus como moldura dos quadros. As fibras de vidro que servem de base para as obras possuem diâmetro de pouco mais de 70 cm e serão encaixadas nos pneus que seriam descartados, dando sobrevida ao material e criando uma simbologia entre o negócio da empresa e a arte.

Complementando a questão ambiental, a empresa enviou alguns temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade e os artistas criaram as obras usando, cada um, o tema de maior predileção.

De acordo com Milena Braga Romano, diretora executiva da SBCTrans e principal incentivadora de práticas ambientais da empresa, o objetivo do Giro da Arte “é presentear a cidade e levar arte e cultura aos munícipes, com foco nas ações de preservação ambiental e sustentabilidade que a operadora de transportes tem realizado ao longo dos seus 20 anos de atuação”.

A parte social virá por último. Depois de serem contempladas pelos munícipes, as obras retornarão para a Pinacoteca, onde serão vendidas, com reversão de renda total para o Fundo Social de Solidariedade da cidade: “Unir arte, sustentabilidade e ação social é a melhor maneira de presentear os cidadãos de São Bernardo do Campo”, declara Luiz Tada, gerente de marketing da companhia.

Todas as informações sobre Giro da Arte, incluindo os locais da exposição, estão no serviço abaixo. Ah, claro, vá de ônibus conferir todas as obras 😉

Exposição “Giro da Arte SBCTrans”
Data: 21 e 22 de setembro, das 10h às 18h.

Pinacoteca de São Bernardo do Campo
Rua Kara, 105 – Jardim do Mar

A partir de 24 de setembro a exposição estará espalhada pela cidade
Saiba os locais em facebook.com/sbctransoficial
Até 24 de outubro

Informações sobre as vendas também pelo facebook.com/sbctransoficial

Tags: , , , , , , , ,