Fechar Menu [x]

Construindo O Império Russo | A Rússia Da Copa

A Rússia da Copa | Leonardo Cássio 17/01/18 - 10h Leonardo Cassio

5-imperio-russo

Poucos países no mundo são tão grandiloquentes como a Rússia. O maior país do mundo em extensão territorial, com 1/6 da massa terrestre e 15 fusos horários – imagina horário de verão por lá – possui uma história e cultura milenar.

O History Channel realizou a proeza de contar mais de 1200 anos de história em um documentário de pouco mais de 40 minutos, chamado “Rússia: Construindo um Império”. O episódio faz parte de uma série sobre os grandes impérios que existem/ existiram, na época em que o canal fazia mais documentários do que reality shows e programas de comportamento.

O doc aborda desde os primórdios da formação do povo russo, no século IX, com o clã RUS., de Kiev, deslocando-se para Novgorod, que em 1147 tornou-se Moscou, que desde o início de sua existência foi fortemente influenciada pela cultura Bizantina.

Já no século XV, Ivan III inicia processo de revolução nas construções, até então feitas de maneira rudimentar. A engenharia italiana entra em ação e construções como a Catedral da Assunção começam a fazer parte da paisagem urbana russa. Após Ivan III livrar os russos do domínio Tártaro, ele passou a ser chamado de Ivan, o Grande.

Ivan IV é o sucessor de Ivan, o Grande, e ele é o primeiro a ser coroado como Czar (ou Tsar), nomenclatura que remete ao imperador romano César. É o primeiro a proclamar o trono por direito divino e foi responsável por um processo intenso de expansão do império. Encomendou a Catedral de São Basílio, uma das grandes construções dos tempos antigos, e ficou conhecido como Ivan, o Terrível devido à crueldade com conquistados, súditos e com a própria família.

Pedro, o Grande assume o trono no lugar de Ivan, o Terrível e seu governo se caracteriza pelas navegações e pela construção visionária de São Petersburgo, segunda maior cidade russa, erguida em cima de um pântano com trabalho literalmente braçal, que consumiu 25 mil vidas – estimativa -, gerando o apelido de Cidade dos Ossos. Virou capital da Rússia e ganhou o suntuoso Peterhof, conjunto de palácios apelidado de Versalhes Russo.

Catarina mantém o legado de Pedro e consegue proezas incríveis em seu reinado. Entre outras coisas, nas mãos dela a Rússia alcançou o tamanho territorial que tem hoje e 216 cidades com plano urbanístico surgiram no período em que ela coroou.

Alexandre I é lembrado pela habilidade militar que derrotou Napoleão na Rússia e enfraqueceu tremendamente ao imperador francês. Ganhou homenagem em São Petersburgo: a Coluna de Alexandre (veja na foto da matéria). O documentário encerra com o último Czar do país, Nicolau II, que entra na Primeira Guerra e é deposto na Revolução Russa de 1917, quando chega ao fim os mais de 4 séculos de império czarista.

“Rússia: Construindo um Império” apresenta fatos importantes e curiosos de cada período da construção do império russo, apresentando o perfil e os feitos de cada czar. É uma cultura fascinante que o documentário consegue apresentar de forma satisfatória no pouco tempo que dispõe. O melhor de tudo é que está disponível na página brasileira do canal! Não deixe de saber mais sobre o anfitrião da Copa de 2018:

Tags: , , ,