Fechar Menu [x]

Como Se Fala Alemanha em Alemão? E Goethe?

Publieditorial | Thais Polimeni 17/07/15 - 01h Thais Polimeni

goethe-institut

Essa semana aconteceu, no Cinesesc, a mostra “Cinema Alemão Contemporâneo“, com 12 longas-metragens com a nova cara da produção cinematográfica de Deutschland.

Deutschland, Germany e Alemanha. Nomes totalmente diferentes para definir o mesmo país. Não é à toa que todo mundo acha o alemão um idioma complicado! Apesar das bizarrices e dificuldades, a Alemanha sempre me despertou curiosidade. Quando eu era adolescente, fiz um módulo de alemão no Goethe Institut e achei até bem parecido com o inglês (sim, claro, vêm da mesma raiz). A diferença é que rola um desafio na escrita e na pronúncia. Mesmo com um semestrinho (feito há muitos anos), eu aprendi a cantar “Parabéns pra você” e nunca me esqueci de como se pronuncia “Goethe” (veja o vídeo abaixo)!

Em 2012, visitei Berlim depois de ter ido à Paris e Amsterdam. Foi o céu mais azul que vi na Europa. Pessoas felizes, educadas e animadas com o calorzim que fazia por lá. Meu carinho pela Alemanhã se fortaleceu ainda mais!

Essa semana, comentei com uma amiga que eu estava pensando em fazer um curso de idiomas. Estávamos em Buenos Aires e ela disse:

“Faz espanhol!”
“Ah, espanhol, não… Aí eu vou ter que esquecer o italiano (que é muito parecido e eu me confundo)”
“Então faz japonês”
“Não… To pensando em fazer alemão”
“Então você não quer fazer curso de idiomas, você quer fazer curso de alemão! Hahaha”

E aí, dois dias depois, recebo um e-mail da Red Pineapple Media sugerindo que eu fizesse um post sobre a nova campanha do Goethe Institut. Será um sinal? Aceitei na hora, claro. E está aqui, fresquinha pra vocês:

Aqui em São Paulo, pertinho do Goethe, tem um restaurante todo gracinha que se chama Fast Berlim. Depois de conhecer o Goethe, passa lá pra sentir o clima germânico!

goethe-institut-cartaz

 

*Este é um publieditorial, mas mesmo assim, humildemente dedicado à minha amiga Rosi Menezes que me apresentou Berlim e está passeando por lá este mês. Aproveita sua cidade querida, Rô!!

Tags: , , , , , ,

COMPARTILHE ESTE POST

COMPARTILHE

COMPARTILHE

Thais Polimeni

Thais Polimeni

Thais Polimeni é editora e uma das fundadoras do blog Cult Cultura e, ao lado de Leonardo Cassio e Daniel Ávila, é sócia-diretora da Carbono 60 - Economia Criativa. Publicitária, jornalista, paulistana, tiete e geminiana, Thais é viciada em teatro, cappuccino e wi-fi. Dizem que é descendente direta de Buda, mas na TPM, nem ela se aguenta. É colunista do Jornalirismo e tem seu alter-ego publicado aqui: facebook.com/thaisPOULAINmeni

RELACIONADOS

Os comentários estão desativados.